Sábado (30/4), é o Dia D de Vacinação em Minas Gerais. Em todo o estado, os postos de vacinação estarão abertos, permitindo que as pessoas que pertencem ao público-alvo das campanhas contra sarampo, influenza e covid-19 compareçam para se imunizar. Minas Gerais conta com 3.480 salas de vacina registradas para atendimento à população.
Segundo a coordenadora do Programa de Imunizações da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), Josianne Gusmão, a orientação é para que as Unidades Básicas de Saúde (UBS) permaneçam em funcionamento das 8h às 17h. “A ação tem como objetivo imunizar pessoas que não conseguem ir aos postos de saúde do estado durante a semana. Reforçamos a importância das vacinas para a saúde de toda a população e o compromisso com a prevenção”, destaca a coordenadora.
Este ano, a 8ª Campanha Nacional de Seguimento contra o Sarampo visa imunizar indiscriminadamente crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade e também os trabalhadores da saúde. A campanha vai até o dia 3/6. “Mesmo as pessoas que, dentro dessa faixa de idade, estejam com o cartão de vacina em dia deverão ir até uma unidade de saúde para vacinar contra o sarampo. As vacinas salvam vidas, por isso é tão importante manter o cartão atualizado”, avalia a coordenadora.
No caso específico da influenza, podem se vacinar durante o Dia D aquelas pessoas que integram os grupos prioritários da primeira etapa da campanha (idosos com 60 anos ou mais e trabalhadores da saúde) e também as crianças de 6 meses a menores de 5 anos.
MONTES CLAROS
– INFLUENZA (H1N1): Pessoas com mais de 60 anos, trabalhadores da saúde e crianças de 06 meses a menores de 5 anos;
– SARAMPO: trabalhadores da saúde e crianças de 06 meses a menores de 5 anos.
Todos os pontos de vacinação funcionarão das 8 às 17 horas, sem intervalo para almoço (com exceção da comunidade rural de Samambaia, que terá vacinação itinerante).
Assim, os pontos de vacinação serão nas Unidades de Saúde dos seguintes bairros:
1. ALIANÇA
2. ALTEROSA
3. ANTÔNIO PIMENTA
4. CIDADE INDUSTRIAL
5. CINTRA
6. CONJUNTO VITÓRIA I e II
7. DELFINO
8. EDGAR PEREIRA
9. ELDORADO
10. ESPLANADA
11. FUNORTE
12. INDEPENDÊNCIA
13. INDEPENDÊNCIA II
14. JARDIM PRIMAVERA
15. JOSÉ CARLOS DE LIMA
16. LOURDES
17. MAJOR PRATES
18. MARACANÃ
19. MORRINHOS
20. MONTE CARMELO I
21. NOVA ESPERANÇA
22. NOVA SUÍÇA
23. PLANALTO
24. PLANALTO II
25. RENASCENÇA
26. SANTO ANTÔNIO II
27. SANTOS REIS
28. SANTA LÚCIA
29. SÃO JUDAS
30. TANCREDO
31. VERA CRUZ
32. VILA OLIVEIRA
33. VILA CAMPOS
34. VILA ATLÂNTICA
35. VILA SION
36. VILLAGE DO LAGO
Além das unidades desses bairros, a vacinação ocorrerá nos seguintes locais:
37. MERCADO MUNICIPAL
38. PARQUE MUNICIPAL MILTON PRATES (VACIMÓVEL)
39. POLICLÍNICA ARIOSTO
40. SAE AMPLIADO (CERDI)
41. SAMAMBAIA (ITINERANTE)
42. SHOPPING IBITURUNA
43. SHOPPING MONTES CLAROS
Prevenção
Entre as medidas de prevenção disponíveis contra o coronavírus, a vacinação é a mais eficaz. Todas as vacinas oferecidas no país têm como objetivo a redução do número de mortes e de internações por covid-19. “As pessoas que ainda não se vacinaram contra a covid-19 também poderão colocar a dose em dia durante as ações do Dia D. Quanto mais pessoas com o esquema de vacinação completo, maior será a redução no número de internações e de óbitos pela doença”, afirma Josianne.
Segundo a coordenadora, os municípios também podem se organizar para disponibilizar outras vacinas do calendário.
Josianne destaca ainda que a ausência do cartão de vacinação não impede que a pessoa receba as doses. “Porém, é importante frisar que o cartão é o documento que comprova a situação vacinal do indivíduo, devendo ser guardado junto aos demais documentos pessoais”, esclarece.