Atletas do Montes Claros Handebol são convocados para a seleção juvenil brasileira

Os atletas do Montes Claros Handebol, Ícaro Rafael de Souza Miranda e Matheus de Lucena Henriques, foram convocados, no início desta semana, para integrar o elenco da Seleção Juvenil Brasileira na fase de treinamentos da etapa Sudeste, que ocorre entre os dias 10 e 16 de abril, em Pará de Minas-MG.

Em 2022, o time norte-mineiro retornou às atividades e busca resgatar a modalidade mais vitoriosa do Norte de Minas, dar continuidade ao trabalho de anos na revelação dos atletas e disputar as principais competições do estado nas categorias Júnior e Adulto.

O armador central Matheus, aos 12 anos, por influência do pai, que já jogou o desporto e fez parte da seleção, começou a treinar com o professor Lucas Nagem, atual técnico do Moc Handebol. Segundo o jovem atleta, o treinador foi responsável por toda a formação, ganhando títulos, entre eles, o Brasileiro Escolar.

O armador, hoje com 18, conta como soube que estava na lista de relacionados. “Recebi a notícia pelo professor Phabius, técnico da prefeitura de Pitangui, time que eu representei ano passado e que foi responsável pela minha indicação para seletiva da seleção”, revelou.

O armador esquerdo Ícaro, por sua vez, também de 18 anos, teve o primeiro contato na escola, nas aulas de educação física, tomou gosto pelo esporte e não parou mais.

“Meu irmão já jogava no time da escola, mas eu não gostava muito do esporte. Até que jogando na educação física, minha professora disse que eu jogava bem e que podia entrar para o time. Um dia, o técnico da equipe foi assistir às aulas, me viu jogando com meus colegas e convidou a gente pra começar a treinar”, contou.

Em 2018, o atleta já havia participado de uma seletiva como essa na categoria infantil. Rafael ficou sabendo da notícia pelo amigo Matheus, que mandou mensagem dizendo que a rede social de um time de handebol havia postado a lista em que estavam, e assim foi logo conferir.

O treinador Lucas Nagem elogiou o empenho dos garotos e prospecta ainda mais conquistas na carreira dos armadores.  “Matheus e Ícaro sempre tiveram bastante disciplina dentro e fora da quadra. Se destacaram individualmente em diversos campeonatos estaduais e nacionais. São atletas que possuem uma margem de evolução grande ainda. Tomara que eles aproveitem as oportunidades para conquistarem novos títulos e convocações”, parabenizou.

TREINOS E POSSIBILIDADES NA SELEÇÃO

Para a sequência, Matheus conta que a retomada do time gera muitas perspectivas e espera representar bem na seletiva. “Os treinos têm sido muito bons e produtivos. Estou com uma grande expectativa no novo projeto, pois temos uma equipe muito boa e um excelente treinador, Lucas Nagem. Estou muito feliz por ter sido chamado, darei o máximo nesse período na seletiva e espero tirar grandes ensinamentos nesses dias”, disse.

Já Ícaro também espera mostrar o que sabe fazer de melhor dentro das quadras. “Estou gostando muito dos treinos, estava sentindo falta de treinar com Lucas e tem sido muito produtivo. As expectativas para as competições e para a seletiva são as melhores possíveis, espero conseguir e dar o meu melhor”, finalizou.

Os treinos do Montes Claros Handebol acontecem nas quadras 02 e 03 do Centro Esportivo da Unimontes. Começaram na semana passada, com o Adulto Masculino e Júnior Masculino, toda quinta das 20h às 22h, e aos sábados, das 12h às 14h. Na próxima semana, será a vez do retorno da equipe feminina.

As competições da Federação Mineira de Handebol (FMH) acontecerão ainda na segunda metade do ano. Serão realizados diversos eventos preparatórios para estimular a prática do Handebol no primeiro semestre, com início no fim do mês de abril.

CONQUISTAS DO MONTES CLAROS HANDEBOL

1º Lugar nos Jogos Escolares da Juventude – Infantil Masculino;

2º Lugar nos Jogos Escolares da Juventude – Infantil Masculino;

3º Lugar nos Jogos Escolares da Juventude – Infantil Masculino;

Hexacampeão dos Jogos Escolares de Minas Gerais;

3º Lugar no Campeonato Brasileiro de Clubes Adulto Feminino;

3º Lugar na Copa Brasil de Handebol Adulto Feminino;

Octacampeã dos Jogos de Minas (JIMI) – Feminino;

Bicampeã dos Jogos de Minas (JIMI) – Masculino;

Bicampeã do Campeonato Mineiro Adulto Feminino;

Tricampeã Brasileira de Handebol de Areia Adulto Feminino;

Campeão do Mineiro Juvenil Masculino;

Campeão do Mineiro Juvenil Feminino;

Bicampeão do Mineiro Cadete Masculino;

Campeão do Mineiro Cadete Feminino;

Bicampeão do Mineiro Infantil Masculino;

Tricampeão do Mineiro Júnior Masculino;

Campeã do Mineiro Júnior Feminino;

CATEGORIAS EXISTENTES

* Mirim – Masculino
* Infantil – Masculino
* Cadete – Masculino e Feminino
* Juvenil – Masculino e Feminino
* Júnior – Masculino
* Adulto – Masculino e Feminino
* Master – Masculino e Feminino

Gian Marlon
Jornalista de formação pelas Faculdades Integradas do Norte de Minas - Funorte, em 2019. Natural de São Francisco-MG, tem passagens por algumas redações de jornais, sendo TV, impresso e portais. Fã de esportes, animes e música.