Pela primeira vez, o Cartório de Registro Civil de Mirabela, realizou uma mudança de nome e gênero trans. Thauan Alves da Silva Souza, nasceu menina, mas desde os 5 anos de idade já apresentava sinais de que se identificava com o sexo oposto. Agora, aos 22 anos, ele celebra uma grande vitória: seu nome social tornou-se o mesmo no registro civil.
Thauan relembra a infância e conta que, ainda na creche começou a identificar os gostos diferentes. Ele recorda que preferia tomar banho com os meninos, ao invés das meninas, algo que não era permitido, mas vontades como essa, o fez enxergar que havia algo em seus sentimentos e devido a pouca idade, não saberia decifrar.
“Na minha infância já me sentia diferente dos demais coleguinhas. Minhas brincadeiras favoritas eram com os meninos, nunca gostei de boneca. Aos 13 anos, dei o meu primeiro beijo em uma garota, e neste momento tive a certeza que eu não era uma menina, e sim um menino. Aos 15, me identifiquei como lésbica, a princípio um alívio, me senti livre, mas sabia que ainda faltava algo, mesmo assim, aproveitei a oportunidade para conseguir falar abertamente sobre minha sexualidade. Talvez por ser menor de idade, meu maior receio era a aceitação dos meus pais e avós que me criaram, mas graças a Deus, eu fui muito bem acolhido por todos”, conta.
Aos 19 anos, já na maioridade, Thauan tomou a decisão de se assumir trans, ele já tinha a certeza que seus gostos não era apenas uma vaidade ou um capricho da adolescência, era na verdade uma necessidade maior, que crescia cada vez mais com o passar do tempo. Então foi nesta fase que, ele deixa de se apresentar como Thauany e passa a usar o nome social de Thauan, uma alteração simples para facilitar a assimilação das pessoas que conviviam com ele.
Thauan diz que a luta foi grande e devido ter sido registrado em Muquém, um distrito pequeno de Mirabela, encontrou dificuldades no processo. Além deste empecilho, durante os anos o jovem teve que também enfrentar o preconceito e humilhação, mas nada foi suficiente para o fazer desistir.
“A transfobia é algo grande e presente em nosso dia a dia, infelizmente este preconceito impedem pessoas como eu de se libertar e realizar seus desejos. Eu recordo que por muitas vezes fui chamado de “ela”, e situações como esta me machucava bastante. Confesso que um dos meus maiores medos era chegar a velhice e não conseguir realizar a retificação”, desabafa.
Aos poucos o jovem foi buscando o seu espaço. Atualmente, Thauan faz acompanhamento psicológico e começou um tratamento hormonal, onde de 15 em 15 dias, precisa tomar hormônios para ajudar na transição física e desenvolver traços masculinos. “Eu não desisti, corri atrás, não foi fácil, foi trabalhoso, tanto no processo das documentações, quanto na sociedade. Agora, após pegar a minha nova certidão, olho para trás e posso afirmar, valeu a pena!”, vibra.
Thauan já se considera realizado, após a mudança ele vive mais motivado e se dedica a algumas habilidades, dentre elas, jogar futsal. O rapaz é bem aceito por onde passa, e tem muitos amigos. Cursando o 2° período de Radiologia, área que ama, aos poucos vai conquistando todos os objetivos. Hoje o sentimento que ele exala é de gratidão pela trajetória de superação.
“Hoje realizo um dos grandes sonhos de minha vida, a mudança de gênero e prenome na certidão. Sei que foram dias frustrantes, sofridos, em que eu chorei, desesperei, briguei, mas consegui. Agradeço a todos que me apoiaram e me deram forças, em especial ao grupo Aliança Moc, a minha namorada, meus pais, avós e amigos”, finaliza.
NOME SOCIAL
Nome social é o modo como a pessoa se autoidentifica e é reconhecida, identificada, chamada e denominada na sua comunidade e no meio social, uma vez que o seu nome civil, isto é, seu nome de registro não reflete a sua identidade de gênero.
TRANSGÊNERO
Transgênero é uma pessoa que nasceu com determinado sexo biológico, e não se identifica com o seu corpo. Um exemplo é o indivíduo que nasceu com genitália masculina, cresceu com as transformações causadas pelos hormônios masculinos, mas sua identificação é com o físico feminino.
RETIFICAÇÃO NA CERTIDÃO
A retificação de registro civil, em sentido genérico, é a correção de informações ou dados constantes do assento, pressupondo-se a existência de erro. Há também a alteração do registro civil, relacionada ao estado da pessoa, como na hipótese em que o interessado deseja modificação do seu gênero e nome ou somente de seu nome.