Montes Claros terá Centro de Castração Municipal para Cães e Gatos

Foto: Fábio Marçal/Divulgação.

O Município de Montes Claros ainda não dispõe da estrutura física ideal para a execução dos serviços de esterilização de cães e gatos, importante ferramenta de controle da população animal. Atualmente, o serviço é feito em uma unidade de castração móvel, mas o espaço físico é limitado e não consegue atender toda a demanda da cidade.

Inclusive o próximo mutirão de castração será em abril, o maior já realizado no Norte de Minas. O anúncio foi feito pela vereadora Ceci Protetora (PP). De acordo com a parlamentar, serão 22 dias de trabalho com o objetivo de castrar quatro mil animais totalmente de graça. Saiba mais.

Foto: Fábio Marçal/Divulgação.

Desta forma, a construção do Centro Municipal de Castração, na sede do Centro do Controle de Zoonoses (CCZ) da Secretaria Municipal de Saúde, permitirá a realização da cirurgia em local apropriado e conforme os padrões sanitários adequados, assim como possibilitará a ampliação do número de operações.

Para se ter uma ideia da necessidade da construção do Centro de Castração, o serviço de Manejo Populacional de Cães e Gatos (MPCG) do CCZ, apenas no mês de agosto de 2021, realizou mais de 500 procedimentos, sendo 205 esterilizações cirúrgicas em cães e gatos (102 e 103, respectivamente).

A sessão pública do processo de chamamento público que definirá a empresa responsável pela obra será realizada no dia 19 de abril, na Sala de Licitações, no prédio-sede do Município. O valor do investimento será de cerca de R$ 934 mil e a empresa vencedora da licitação terá o prazo de 9 meses, após a emissão da ordem de serviço, para a conclusão das obras.