O aplicativo de transporte Uber anunciou que irá reajustar em 6,5% o valor das viagens.
Já a concorrente 99 informou que irá subir em 5%, por quilômetro rodado, o ganho do motorista. Por ora, não haverá aumento para os passageiros, garante o app.
O anúncio ocorreu no mesmo dia em que a Petrobras elevou em 18,8% o preço médio da gasolina vendida às distribuidoras do país. A crise entre a Rússia e a Ucrânia desestabilizou o mercado de petróleo.
Em nota, a Uber informou que o reajuste é temporário. Segundo a empresa, o aumento visa ajudar os motoristas a lidar com o pico de alta em seus custos operacionais.
“Sabemos que motoristas estão entre os primeiros a sentir o impacto dos preços recordes dos combustíveis, então estamos implementando essas iniciativas para ajudá-los”, afirmou a diretora-geral da Uber no Brasil, Silvia Penna.
A empresa irá investir R$ 100 milhões no Brasil nas próximas semanas em iniciativas voltadas ao aumento nos ganhos e redução dos custos dos nossos parceiros.
Por sua vez, o aplicativo 99 informou que avalia constantemente o cenário atual de acordo com os desdobramentos externos e reforçou “que não haverá aumento para os passageiros nesse momento”.
“Paralelamente, a plataforma está testando uma solução de subsídio para acompanhar automaticamente as flutuações dos combustíveis, tanto para cima quanto para baixo. Após os testes, o novo recurso teria o potencial de trazer ainda mais transparência e segurança aos parceiros.”
[Com informações de Metrópoles]