Com o apoio da Prefeitura de Montes Claros, foi realizado nesta sexta-feira (11), na Câmara Municipal, o 1º Fórum Comunitário do Selo Unicef. O evento teve o objetivo de apresentar e validar o Plano de Ação Municipal pelos Direitos da Criança e do Adolescente, que será executado ao longo da edição 2021-2024 do Selo Unicef no município.
O evento contou com a participação de secretários municipais, representantes do Conselho Municipal de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, além de representantes de demais instituições públicas, privadas e do terceiro setor que atuam diretamente em ações sociais voltadas para este público.
Durante a abertura do Fórum a secretária de Educação da Prefeitura, Rejane Veloso, destacou a importância da adesão do município ao Selo Unicef. “A integração das ações favorece a luta pelos direitos das crianças e adolescentes. Esta união é indispensável no desenvolvimento de estratégias eficazes”, pontuou.
O secretário municipal de Desenvolvimento Social, Aurindo Ribeiro, falou sobre o comprometimento do município nas ações que desenvolve. “O prefeito Humberto Souto exige, insistentemente, o incentivo aos inúmeros projetos da Prefeitura voltados para crianças e adolescentes. Não há dúvidas que o fomento dessas atividades impacta diretamente no futuro da nossa cidade”, destacou.
Durante o Fórum os participantes traçaram metas de combate à violação de direitos de crianças e adolescentes.
Selo Unicef
O Selo Unicef tem o objetivo de fortalecer políticas públicas em áreas centrais para a garantia dos direitos de meninos e meninas em cada município. Montes Claros será um dos 2021 municípios brasileiros que participarão das ações no quadriênio 2021-2024.
Durante o período, os municípios integrantes do Selo UNICEF se comprometem a melhorar as políticas públicas municipais em sete áreas, sendo elas: Desenvolvimento infantil na primeira infância; Educação de qualidade para todos; Desenvolvimento integral, saúde mental, e bem-estar de crianças e adolescentes na segunda década da vida; Hábitos de higiene e acesso à água assegurados para crianças e adolescentes nas escolas; Oportunidades de educação, trabalho e formação profissional para adolescentes e jovens; Prevenção e resposta às violências contra crianças e adolescentes; Famílias vulneráveis recebendo atenção integral em serviços intersetoriais de proteção social no município.