A dúvida foi geral, muitos internautas repercutiram nas redes sociais sobre um possível tremor em Montes Claros, na madrugada deste sábado (5). Segundo uma moradora do bairro Santa Rita, ela estava acordada e ficou muito assustada quando sentiu o abalo, outras pessoas disseram que não perceberam nada.
A equipe do Webterra entrou em contato com o Corpo de Bombeiros para verificar se houve algum registro de ocorrência relacionado ao assunto e fomos informados que, os militares receberam duas ligações por volta das 2h da manhã , entretanto, não foi gerado chamado, apenas o solicitante informando que teve um tremor. Os telefonemas foram de moradores dos bairros São José e Monte Sião.
E aí? Tremeu ou não? O Núcleo de Estudos Sismólogos da Universidade Estadual de Montes Claros (NES/Unimontes) esclarece essa dúvida.
“Sim, foi confirmado o registro de um tremor de terra, na madrugada deste sábado, às 2h22, no município de Montes Claros”, diz NES/Unimontes .
Ainda de acordo com o núcleo, a magnitude preliminar foi de 2.2 na Escala Richter, registrada pela Estação Sismológica da Unimontes/Governo de Minas, localizada no Parque Estadual Lapa Grande. Os dados foram coletados nesta manhã e repassados às autoridades locais, conforme demanda. E este é considerado um tremor de baixa intensidade.
Os dados sobre a magnitude definitiva foram calculados pelo Observatório Sismológico da Universidade de Brasília (Obsis/UnB), referência nacional nos estudos de abalos e tremores de terra, com base no cruzamento de dados com outras cinco estações sismológicas do País.
O cálculo final é de 2.3 na Escala Richter.
De acordo com a localização divulgada pelo Obsis, o epicentro foi na região Noroeste de Montes Claros, próximo ao distrito de Nova Esperança, coerente com a localização da falha geológica já identificada no município.
[Com informações do Núcleo de Estudos Sismológicos Unimontes]