Equipes de socorristas do SAMU Macro Norte conseguiram reverter uma parada cardiorrespiratória de um homem, de 37 anos, no pátio do Complexo Regulador, na manhã desta segunda-feira (21), em Montes Claros.
Segundo informações do serviço de atendimento móvel de urgência, a vítima chegou ao local em um automóvel acompanhada pela esposa que pedia por socorro. O porteiro percebeu que se tratava de algo grave, abriu o portão e chamou os socorristas de plantão, que estavam em um treinamento.
Os profissionais identificaram que o homem estava em parada cardiorrespiratória e, imediatamente, iniciaram os procedimentos. “Foi iniciado o Suporte Básico de Vida (SBV) e, logo após, foi monitorizado e foi identificado ritmo de assistolia (ausência completa de atividade elétrica)”, diz em nota enviada para a imprensa.
Após o segundo ciclo de reanimação, o paciente evoluiu para fibrilação ventricular, momento em que foi chocado e foi dado continuidade ao Suporte Avançado de Vida. Foi definido via aérea pelo médico, que chegou no exato momento, seguindo com o suporte avançado, administração de drogas e desfibrilação.
“Após o terceiro ciclo, o paciente retornou à circulação espontânea e, em seguida, houve a deterioração, novamente, do ritmo para assistolia. Após mais dois ciclos, o paciente retornou à circulação espontânea”, contou o enfermeiro, Arlen Divino, que também atuou no atendimento.
Logo após, o homem foi levado para o hospital, pela equipe da Unidade de Suporte Avançado, para a continuidade do tratamento. As equipes reanimaram a vítima por cerca de 30 minutos de forma sincronizada para salvar a vida do paciente.