Mutirão de combate à dengue vai contemplar diversos bairros neste sábado

Créditos Foto: Rubens Santana

Hoje, 12, é realizado mais um “DIA D DE COMBATE À DENGUE”, em Montes Claros. Estarão envolvidos no mutirão de limpeza cerca de 200 pessoas, por volta de 24 caminhões e aproximadamente 12 caminhonetes. Com o apoio da população, será recolhida uma grande quantidade de materiais inservíveis como pneus, vasilhames, garrafas pet, latas, garrafas de vidro, sucatas de tanquinhos e geladeiras, lonas e vasos sanitários, todos potenciais criadouros do mosquito da dengue.

O recolhimento será feito entre 7 e 13 horas, e por isso é fundamental que a população retire o material das casas e coloque no passeio de manhã bem cedo, lembrando que 97,3% dos focos verificados no último LIRAa (Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti) foram encontrados dentro das residências.

Créditos: Bruno Albernaz / Ascom Prefeitura

 

Confira as localidades

Neste sábado serão atendidos mais alguns bairros com elevados índices de infestação, dentre eles: Antonio Canela (14,3%), Cintra (10,4%), Clarindo Lopes (11,3%), Delfino Magalhães (20,6%), Doutor João Alves (15,3%), Jardim Palmeiras (17,8%), João Botelho (18,6%), Lourdes (16,6%), Maria Cândida (17,6%), Monte Alegre (6,5%), Morrinhos (11,7%), Morrinhos I (8,2%), Santa Rita I (25%), Santa Rita II (20,6%), Santo Antônio (17,7%), São Judas II (40,4%), Vila Ipiranga (12%), Vila Sumaré (12,5%) e Vila Telma (7,3%).

O último LIRAa realizado no município entre 17 e 21 de janeiro apontou um índice de 14,3%, o que significa que de cada 100 casas visitadas, 14 continham focos do mosquito transmissor.

É importante que todos atuem no combate ao mosquito responsável pela transmissão da dengue, do zica vírus e da chikungunya. A população tem um papel fundamental nesta luta. Algumas das principais medidas de combate são:

– providenciar limpeza periódica e vedamento dos tambores e tanques;

– limpar semanalmente os ralos e usar tela de malha fina;

– destinar o lixo para coleta pública;

– escoar a água dos pratos de planta;

– limpar e drenar calhas, lajes e piscinas.