Bombeiros capturam cobra coral em telhado de casa no bairro Canelas II, em Montes Claros

Foto: Corpo de Bombeiros / Divulgação
Foto: Corpo de Bombeiros / Divulgação

 

Na tarde dessa sexta-feira (11), o Corpo de Bombeiros foi acionado no bairro Canelas II para atender uma ocorrência de captura de animal silvestre.

Segundo os militares, no local, eles se depararam com uma cobra coral de aproximadamente 80 centímetros de comprimento que se encontrava no telhado da residência do solicitante.

Diante dos fatos, os bombeiros, utilizando técnicas específicas de captura de répteis, com o uso de um gancho de captura, conseguiram realizar a captura do animal, que depois de contido foi encaminhado até uma mata afastada da zona urbana, onde foi solto.

Conheça a espécie

A cobra coral é a mais venenosa do Brasil. É da mesma família das Najas e Mambas (Elapidae), e possuem um veneno neurotóxico muito potente.

A cobra coral é de difícil identificação e se classifica como ‘verdadeira’ e ‘falsa’. Não é simples diferenciar a espécie verdadeira da falsa. A maneira mais segura é através da dentição. Somente uma pessoa experiente consegue diferenciar as duas espécies simplesmente olhando.

Mesmo assim, algumas podem apresentar anomalias e nascer completamente vermelha, ou até mesmo albino (branco) ou melânico (preto). É venenosa e alimenta-se de outras cobras (menos a Cascavel), e peixes.

Reprodução Ovípara coloca entre 16 e 20 ovos com o nascimento previsto para início da estação chuvosa.