Com o objetivo facilitar o escoamento da produção, melhorar o transporte escolar e de passageiros, e ampliar o acesso das equipes do programa Estratégia de Saúde da Família (ESF), o Programa Municipal de Mobilidade Rural, da Prefeitura de Montes Claros, irá viabilizar o asfaltamento da estrada que liga a BR-135 até o distrito de Ermidinha, em um trecho de cerca de 8 quilômetros.
Os envelopes com as propostas das empresas interessadas em participar do processo licitatório serão abertos na quarta-feira, 26 de janeiro, a partir das 9h30, na sala de licitações do prédio I da Prefeitura.
Segundo o municipio, os Servidores da Secretaria de Comunicação (Ascom) da Prefeitura percorreram o trecho para mostrar as reais condições da estrada. A equipe também já percorreu as estradas que ligam a BR-135, em Cabeceiras, à Estrada da Produção, passando por Miralta e Vila Nova de Minas; a BR-365 a Canto do Engenho; São Pedro da Garça a Aparecida do Mundo Novo; e a BR-135 a Santa Rosa de Lima.
O acesso à Ermidinha está em boas condições, apesar das chuvas torrenciais registradas nas últimas semanas. O trecho é bastante movimentado, uma vez que o distrito é um dos mais bem estruturados da cidade, com cartório, escolas e vasto comércio, ficando próximo às divisas com Coração de Jesus e Mirabela. É estratégico para o escoamento da produção de hortifrutigranjeiros e as propriedades ao seu redor se destacam nos setores pecuário e agrícola. A pavimentação deve ser concluída em seis meses e acabará com os transtornos provocados pela lama, nas chuvas, e pela poeira, na seca.
A estrada, assim como as demais que dão acesso aos distritos, serão pavimentadas de forma ecologicamente correta, preservando o Meio Ambiente, principalmente quanto à questão hídrica, garantindo a sustentabilidade. O asfaltamento também diminuirá o assoreamento dos cursos de água, muitas vezes provocado pelas enxurradas durante o período chuvoso. A pavimentação vai diminuir este impacto ambiental, pouco percebido mas de muita gravidade e que acaba prejudicando os sertanejos, causando a diminuição do volume de água e a escassez do líquido.