Esta quinta-feira (6) amanheceu cinza para a nação celeste. Após 17 anos ajudando a construir a história do Cruzeiro, o goleiro Fábio, de 41 anos, anunciou na noite desta quarta-feira (5) que não permanecerá na Raposa para a próxima temporada. O Cruzeiro confirmou a saída.
Fábio vestiu oficialmente a camisa azul em 4 de março de 2000 em duas passagens, e a partir de 2005 onde está até então. Ele chegou aos 976 jogos, próximo de completar mil jogos defendendo o time, tornando-se o atleta que mais entrou em campo em toda a história celestial, faltariam apenas 24 partidas para ele atingir a marca.
“Lembro da primeira vez que entrei no Mineirão, contra um time do Rio de Janeiro, o Universal. Foi marcante para mim, foi muito importante. Dentro do Mineirão, em um amistoso, em que, se não me engano, tive a oportunidade de entrar no segundo tempo, acho que nem comecei jogando. Mas foi importante e foi o primeiro passo. Depois várias coisas aconteceram, fui emprestado para o Vasco, me compraram e tive a oportunidade de retornar ao Cruzeiro” recordou-se Fábio, em 27 de julho de 2011, quando completou 400 jogos pelo Cruzeiro.
O maior ídolo dos últimos tempos já havia renovado o seu contrato no fim de 2021 para mais uma temporada, porém com a nova gestão, todos os acordos estão sendo revisados para atender um teto salarial do clube. Em nota, Fábio destacou que aceitaria reduzir o salário de R$ 350 mensal, mas que a nova administração ligada ao ex-jogador Ronaldo Fenômeno, acionista majoritário da Sociedade Anônima do Futebol (90%)de Ronaldo Fenômeno, “não lhe deu mais essa opção”.
“Tentei com todo meu coração permanecer no Cruzeiro. Meu desejo é permanecer até dezembro de 2022. A renovação do meu contrato foi acertada com o clube, através do presidente Sérgio Rodrigues em novembro de 2021, que inclusive anunciou publicamente, faltando apenas as assinaturas dos documentos negociados. Mas esta nova administração não me deu mais esta opção. Quero deixar claro que aceitaria a readequação ao novo teto salarial, mas essa nova administração também não me deu essa opção”, afirmou Fábio.
Torcedores foram as redes sociais do clube com mensagens de decepção e revolta devido à notícia. Valdomiro Pereira, é apaixonado pelo Cruzeiro há mais de 40 anos, para ele foi uma surpresa a saída do ídolo e deseja que a nova administração faça um bom trabalho para não colocar os cruzeirenses contra o clube.
“Foi uma surpresa muito grande e desagradável para nós torcedores fanáticos a saída do Fábio, nosso grande ídolo. Esperamos que de fato esta nova gestão do Ronaldinho faça um excelente trabalho e preste as devidas homenagens ao Fábio, pois ele merece por toda a trajetória e conquistas frente ao Cruzeiro. A história que ele escreveu honrando nossa camisa, jamais será esquecida”, diz.
Cruzeiro
O posicionamento do clube sobre a saída de Fábio não veio por meio de nota oficial, mas em postagens nas redes sociais do time celeste, que celebrou os anos do goleiro, que, em duas passagens, 2000, e de 2005 em diante, fez história com a camisa cruzeirense. Torcedores indicaram revolta prometendo cancelar o sócio-torcedor como forma de protestar pela saída do ídolo.
TRAJETÓRIA
Estreia: 4 de março de 2000
Cruzeiro 2 x 0 Universal-RJ – Mineirão – amistoso
Despedida: 25 de novembro de 2021
Cruzeiro 0 x 0 Náutico – Mineirão – 38ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro
JOGOS: 976
Vitórias: 491
Empates: 232
Derrotas: 253
TÍTULOS: 13
Campeonato Brasileiro: 2 (2013 e 2014)
Copa do Brasil: 3 (2000, 2017 e 2018)
Campeonato Mineiro: 7 (2006, 2008, 2009, 2011, 2014, 2018 e 2019)
Torneio de Verão do Uruguai: 1 (2009)
CURIOSIDADES
34 pênaltis defendidos
2 troféus de Melhor Goleiro do Campeonato Brasileiro