O presidente Jair Bolsonaro (PL) anunciou, pelo seu Twitter, que recebeu alta médica. Ele estava internado no Hospital Vila Nova Star, em São Paulo, desde a madrugada de segunda-feira, 3, com quadro de obstrução intestinal. Na foto publicada na rede social na manhã desta quarta-feira, 5 de janeiro em que anuncia a liberação médica, Bolsonaro aparece ao lado da equipe médica que o atendeu.
A Presidência da República não informou, ainda, se o presidente deve retornar direto a Brasília. Ele ainda não saiu da unidade hospitalar paulista. O Hospital Vila Nova Star ainda não emitiu comunicado sobre a alta médica.
Entenda a internação
O presidente interrompeu as férias no litoral de Santa Catarina após passar mal no domingo. O cirurgião-chefe da equipe, Antônio Luiz Macedo, chegou ao Brasil na terça, 4, para avaliar a necessidade de uma cirurgia. A intervenção foi descartada no mesmo dia após a constatação de que o quadro de obstrução intestinal se desfez.
O presidente chegou a utilizar uma sonda nasogástrica. O instrumento foi retirado após a boa aceitação da dieta líquida indicada pelos médicos e a melhora no trato digestivo de Bolsonaro. Já na noite de segunda o presidente da República não apresentada sinais de febre ou dor e, na terça, tinha evolução clínica e laboratorial satisfatória.
Essa foi a sétima internação do presidente desde setembro de 2018, quando levou uma facada na região abdominal durante a campanha eleitoral. Segundo ele, essa é a causa da obstrução intestinal que o levou novamente ao hospital nesta semana.
[Com informações de O TEMPO]