Prefeitura de Mirabela levanta prejuízos causados pelas chuvas

Fotos: Rafael Bonfim/Marconi Afonso
Fotos: Rafael Bonfim/Marconi Afonso

 

A Prefeitura de Mirabela está fazendo levantamento dos prejuízos, no Município, causados pelas chuvas que caíram no Norte de Minas. Segundo a Defesa Civil, até o momento duas casas foram interditadas devido os riscos de desabamentos. Edilene Almeida, agente de Defesa Civil, explicou que estão produzindo os relatórios para encaminhar a Secretaria de Assistência Social para acompanhamento e atendimento. Não há registros desalojados e desabrigados.

Fotos: Rafael Bonfim/Marconi Afonso

Ruas e estradas vicinais

Nesta segunda-feira (03), um servidor da Secretaria de Transportes, está buscando os pontos críticos das ruas da cidade e das estradas vicinais danificadas. O trabalho deve terminar na terça.
Pontos críticos nos bairros Centro, São José I e II, Cristo Redentor, Leste Sul [fotos] já foram identificados. Na zona rural, um dos mais necessitados de medidas emergenciais está no acesso que liga a MGT-135 ao Distrito de Muquém [foto], informou o secretário de Transportes, Mauro Gusmão, que destacou que o fato é incomum na região. Que os moradores mais velhos garantem que há mais de 30 anos não ocorriam chuvas como agora.

“Mas não é a estrada de Muquém toda e sim em pontos específicos”, garantiu Mauro.
Os dados do pluviômetro da Nestlé, da base instalada em Mirabela, apontam que em todo ano de 2020 foram 1.020 milímetros e que somente de outubro a dezembro foram 798,3 milímetros.

“O que explica os estragos causados na zona rural e olha que em nosso Município não tivemos graves problemas. Entendemos que o momento das estradas vicinais é critico, lamentamos as dificuldades, mas em 2021 fizemos um intenso trabalho de recuperação das vias da zona rural com patrolamento, cascalhamento e outras medidas. Entretanto, agora, com a quantidade de água não tivemos como fazer muita coisa, porque se não iria piorar e ai sim as pessoas ficariam ilhadas nas localidades”, falou Mauro Gusmão.

Fotos: Rafael Bonfim/Marconi Afonso

Informação 
Quem quiser informar sobre a condição da estrada, deve procurar a Prefeitura, das 8h às 14h, ou ligar no número 38-3239-1288 e falar no setor de transportes.

“A intenção é avaliar cada local e definir estratégias de ação para que, assim que findar o período de chuva, a Prefeitura possa desenvolver uma força-tarefa para o acesso justo a todos os moradores de Mirabela, bem como a recuperação”, encerrou Mauro.

 

Asfalto

A Prefeitura já desenvolveu o projeto de asfalto da MGT-135 até Muquém, que será executado em três fases, como explicou o prefeito Luciano Rabelo.

“Uma demanda antiga que estamos tentando solucionar. O projeto já está em fase de licitação e nós estamos captando recursos. Não temos como fazê-lo de uma vez, devido ao alto custo, mas iremos implantando por partes e vamos viabilizar o tão sonhado asfalto de todos nos mirabelenses”, falou Luciano.