Nesta manhã, segunda-feira (3), o Corpo de Bombeiros foi acionado para realizar a retirada de um anel de aço, que estava estrangulando o dedo de um de senhor de aproximadamente cinquenta anos, o qual chegou ao Pelotão Avançado da cidade de Bocaiúva solicitando ajuda.
Segundo os militares, foi necessário o uso de equipamentos apropriados para o corte do anel e, por conseguinte, a liberação do membro e tranquilização do homem.
Bombeiros orientam:
Primeiramente, antes de procurar uma ajuda profissional, recomendamos tentar, dependendo do seu caso, uma das técnicas a seguir, que as dividimos em três níveis, sendo: De movimentos (circulares e mãos para o alto); De uso de substancias (água e sabão, gelo, água e sal, produtos lubrificantes), Do uso de barbante (cordão, barbante ou fio dental e até luva cirúrgica), De redução do uso de sal.
1 – De movimentos
Tentar os movimentos circulares com a ajuda da sua outra mão. A recomendação é tentar movimentos delicados para que o anel não fique ainda mais emperrado em seu dedo.
2 – Uso de substâncias
Usar sabão em torno do anel preso no dedo. Dessa forma, a composição escorregadia vai passando entre o dedo e o anel, facilitando seus movimentos. A água e sal são bons para combater o inchaço. Usar produtos lubrificantes, como óleo de cozinha também é uma boa opção para deixar seu dedo bem mais escorregadio e a chance do anel passar por ele é maior.
3 – Uso de barbante
Usar a técnica da linha, considerada a técnica mais eficaz para a remoção do anel preso no dedo. Então, para que ela funcione você deve passar uma ponta da linha embaixo do anel. Depois vá passando a linha até a ponta do dedo, dando voltas firmes, porém não muito apertadas. Usar o fio dental é um objeto que quase sempre temos em casa. Ele pode ser um substituto para linha usando a mesma técnica descrita acima.
4 – Procure ajuda profissional
Após tentar as possibilidades supracitadas, mas Infelizmente, não conseguiu soltar o seu dedo do anel, o melhor é que procure um profissional. Bombeiros e médicos são capacitados para fazer essa remoção. Algumas vezes é necessário serrar o anel, mas certamente você se livrará do problema.
Prevenir também é uma solução!