O nível da água na barragem de Salinas se encontra em 62 cm acima da Tulipa, conforme a última medição da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (SEAPA), realizada nesta sexta-feira (31). Houve uma diminuição de 23 cm desde a última conferência na manhã do mesmo dia. Os dados foram divulgados pela Prefeitura da capital da Cachaça, no Instagram.
Por causa das chuvas intensas no Norte de Minas, a barragem da cidade verteu na véspera de Natal e ultrapassou o local da represa onde a água desemboca, seguindo seu curso pelos rios do município.
No dia 27 de dezembro, esses rios chegaram ao limite máximo da capacidade e transbordaram; muitas ruas ficaram alagadas, pontes destruídas e moradores ilhados.
Em 2019, a represa foi classificada em relatório da Agência Nacional de Águas (Ana) nas duas categorias de “alto risco”, e embora a notícia tenha deixado assustados os moradores da região, que mantêm suas casas abaixo do reservatório, a administração municipal da época disse desconhecer que tenha sido feita vistoria. Apontou também no relatório erro de localização geográfica: no documento, a barragem aparece como se estivesse localizada no município de Riacho dos Machados, também Norte do estado.