Maior chuva no Norte de MG em 36 anos causa prejuízos em Salinas; Centro comercial ficou enlameado

Uma das cidades mais atingidas pelo pior período chuvoso do Norte de Minas, em 36 anos, é Salinas. Na manhã desta quinta-feira (30), o Portal Web Terra noticiou que em decorrência das chuvas, o 7º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais informou que permaneceu com o atendimento de diversas ocorrências nessa quarta-feira (29) em vários municípios, inclusive na capital da Cachaça.

No período da manhã, as equipes de salvamento realizaram as últimas remoções de pessoas que se encontravam em áreas alagadas na zona urbana. Diversas vistorias foram feitas em áreas de risco pelos Bombeiros e pela Defesa Civil Municipal em imóveis, muros, passagens de pedestres e pontes. Algumas casas que foram alagadas tiveram suas estruturas comprometidas e os moradores não poderão retornar por falta de segurança.

As ruas do Centro ficaram enlameadas. O Rio Salinas, que transbordou, corta a cidade justamente na área comercial. Além dele, bairros como o Raquel e Maracanã também foram atingidos. Comerciantes, funcionários e demais pessoas aproveitaram o recuo da água para fazer a limpeza dos estabelecimentos.

Os militares disseram ainda que na zona rural, em áreas com dificuldade de acesso por veículos, foi necessário o uso de embarcações para transportar oito pessoas com comorbidades para a zona urbana, a fim de receberem atendimento médico. Na oportunidade, foram distribuídos mantimentos como cestas básicas e água mineral, considerando a escassez de mantimentos de primeira necessidade.

O município decretou Situação de Emergência em virtude da inundação e alagamento de vários bairros da cidade e os demais danos provocados pelas chuvas. Também foi montado o SCO no gabinete do prefeito para gerenciamento das operações, que contou com a participação do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Defesa Civil Municipal e Estadual, além da Prefeitura Municipal.

Até o momento, há 23 pessoas desabrigadas e 1300 desalojadas. No total, aproximadamente 1489 pessoas foram afetadas diretamente pelas chuvas.

Fotos: Jonas Martins.