Um cágado que havia sido atropelado foi salvo, em Montes Claros, nessa terça-feira (21).
Segundo informações dos Bombeiros, eles foram acionados no final da tarde para salvar o animal que estava em risco, no bairro Novo Jaraguá. O solicitante informou aos militares que o cágado havia sido atropelado nas proximidades de sua residência.
Diante dos fatos, o animal foi recolhido e conduzido até o SETAS, onde foi repassado aos cuidados dos profissionais o do referido órgão.
Parece, mas não é!
Apesar de serem muito parecidos, tartaruga, jabuti e cágado são espécies diferentes que causam confusão na hora de diferenciá-las. É comum chamar todos de tartaruga, mas isso pode ser perigoso ao encontrar um jabuti e querer colocá-lo em água, pois os jabutis são terrestres, ou seja, vivem em terra. Os cágados são semiaquáticos, podem ficar dentro da água e fora também. E as tartarugas em si são aquáticas, vivem suas vidas inteiras dentro da água, tanto marinha quanto doce, e saem apenas para desovar.
Em relação a seus cascos, o do jabuti é mais alto e pesado, enquanto o das tartarugas e cágados são mais leves e num formato que os ajude a não afundar na água e permita nadar com velocidade e agilidade.
As patas traseiras do jabuti possuem um formato cilíndrico, semelhante as de um elefante, e por ter membros curtos e um casco pesado, não conseguem se movimentar rapidamente.