Há pessoas que sabem exatamente o que precisam fazer. O plano está claro, o caminho desenhado, as consequências bem calculadas. Ainda assim, elas não conseguem se obrigar a agir. E é nesse ponto que nasce uma das culpas mais cruéis da vida adulta.
Costumamos chamar isso de preguiça, falta de foco ou indisciplina. Mas quase nunca é. Na maioria das vezes, trata-se de cansaço. Um cansaço que não aparece no corpo, mas pesa na mente. Saber o que fazer exige raciocínio. Fazer exige energia emocional. E essa energia não é infinita.
Existe um conflito silencioso aí. A língua portuguesa até explica. De um lado, o verbo saber, racional, lógico, organizado. Do outro, o verbo conseguir, que depende de condições internas nem sempre visíveis. Quando esses dois verbos não se encontram na mesma frase, a pessoa começa a se atacar. “Se eu sei, eu deveria fazer.” E esse “deveria” vira um chicote.
O que quase ninguém diz é que a paralisia costuma ser um medo mal disfarçado. Medo de errar, de acertar, de se expor, de sustentar escolhas. Às vezes, é também um acúmulo de expectativas alheias. Quando o que precisa ser feito não dialoga com quem a pessoa é naquele momento, o corpo recusa. Não por rebeldia, mas por autoproteção.
Há ainda o peso da comparação. Vivemos cercados de pessoas que parecem agir com facilidade, como se a execução fosse simples e natural. Mas cada um carrega seus próprios verbos irregulares. O problema é que ninguém conjuga isso em público.
Talvez o maior equívoco seja tentar resolver tudo na força. Pressão raramente gera movimento duradouro. O que gera ação é sentido. Quando a tarefa faz sentido, o passo acontece. Quando não faz, o corpo trava.
Por isso, em vez de grandes cobranças, pequenos gestos. Um começo mínimo. Um movimento possível. A vida não exige frases grandiosas, mas continuidade. Nem todo dia é de fazer. Alguns dias são de entender.
E entender também é ação.





