Os medicamentos inicialmente estudados para o tratamento do diabetes ajudam no emagrecimento, mas não podem ser utilizados por qualquer pessoa, pois os efeitos colaterais são frequentes.
Muitos são da classe dos agonistas de GLP1, o que significa dizer que eles imitam uma substância produzida no organismo que dá a sensação de saciedade.
“Esses medicamentos fazem com que os pacientes comam menos e se sintam satisfeitos mais rapidamente. Além disso, também diminuem o movimento da comida em direção ao intestino delgado, fazendo com que ela permaneça mais tempo no estômago, o que ajuda na sinalização da saciedade”.
Atualmente muitos fármacos vêm sendo vendidos sem prescrição médica e até por pessoas que não têm recomendação para o uso.
Sem a orientação de um profissional, é muito provável que aconteça um novo ganho de peso ao parar de usar o medicamento. Por isso, é preciso associar o tratamento à mudanças no estilo de vida.
“A medicação não é um caminho mais fácil. Ela busca corrigir uma alteração no funcionamento do organismo. Mas, por si só, não resolve o problema”.
Existem efeitos colaterais, como:
- Náuseas;
- Vômitos;
- Diarreia;
- Sensação de estufamento;
- Prisão de ventre;
- Dor abdominal;
- Dor de cabeça;
- Fadiga;
- Indigestão;
- Tontura;
- Distensão abdominal;
- Acúmulo de gases (flatulência);
- Arroto (eructação);
- Doença do refluxo gastroesofágico;
- Gastroenterite;
- Hipoglicemia em pacientes com diabetes tipo 2.
“Por isso é tão importante buscar a avaliação profissional. Com o acompanhamento de um médico, a introdução do medicamento é devagar, e os efeitos são observados e cuidados para que o paciente o utilize de maneira segura”.
O ideal é buscar emagrecer de forma saudável, reduzindo o acesso a alimentos ultraprocessados, movimentando-se mais, planejando na hora de comprar e preparar a comida e, principalmente, procurando orientação nutricional.
“Nao existe resultados milagrosos, cuide da sua saúde!”
📲➡ Siga @tamirysnutri
