Universidade Estadual de Montes Claros vai beneficiar acadêmicos de baixa renda com auxílio de inclusão digital

A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) vai beneficiar 40 acadêmicos com o auxílio de inclusão digital que estavam na lista de espera do Edital 01/2024 PEAES (Programa Estadual de Assistência Estudantil).

O auxílio de inclusão digital é destinado a dar suporte ao desempenho acadêmico dos estudantes de baixa renda contribuindo, assim, com o acesso à internet e/ou equipamentos tipo tablet, notebook ou desktop.

Os acadêmicos beneficiados receberão até 12 parcelas mensais no valor de R$250,00 para ampliarem as possibilidades de acesso à internet e equipamentos. Para efeitos da seleção, foram considerados estudantes de baixa renda aqueles cuja renda familiar per capita seja igual ou inferior a 1,5 salário mínimo, sendo o candidato submetido a análise documental e socioeconômica da equipe técnica.

O recurso para o auxílio, de R$120.000 (cento e vinte mil reais), que já se encontra em execução, foi possível em razão da emenda parlamentar de autoria da Deputada Estadual de Minas Gerais Beatriz da Silva Cerqueira e contribuirá para a permanência dos estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica, ampliando as possibilidades aos recursos tecnológicos.

A Unimontes, por meio do PEAES – Programa Estadual de Assistência Estudantil –concede atualmente aos estudantes de baixa renda 6 tipos de auxílios: o auxílio moradia; alimentação, para acadêmicos matriculados fora do Campus sede; o auxílio transporte; auxílio creche; auxílio de apoio didático-pedagógico e o auxílio de inclusão digital, que foi uma novidade no edital 01/2024.

Em caso de dúvidas, será disponibilizado aos candidatos o atendimento pelo e-mail peaes@unimontes.br