Coluna Nutrição em Pauta: Extrato de própolis e seus benefícios

Imagem: Internet/ Ilustrativa

Um dos principais benefícios do própolis na imunidade e outros alimentos imunomoduladores  é atuar contra o processo de inflamação do organismo. Ele também é antioxidante e cicatrizante. Tem ação antifúngica e antibactericida. Uma função do própolis – para muitos desconhecida – é a regulação do sono, especialmente para quem pratica atividades físicas no período noturno, ou tem grande variação de horários de rotina, fatores que influenciam no ciclo circadiano.

Quando o própolis é usado à noite, ele estimula a melatonina e, além de agir como imunomodulador, regula o sono. O própolis pode ser encontrado em lojas de produtos naturais e farmácias em diversas formas. As mais comuns são cápsulas, tintura, balas ou extrato, que é a versão mais concentrada do produto.“Na forma de extrato de própolis existem dois tipos, o aquoso e o alcoólico. O aquoso é menos concentrado que o alcoólico. Se formos pensar em princípios ativos , o alcoólico, ou o verde, é melhor. Mas o aquoso é melhor para crianças, pessoas com problemas hepáticos e gestantes.

O própolis pode ser usado aplicado diretamente sobre a pele, na água para fazer inalações com o vapor, para gargarejo, ou pode ser tomado puro ou diluído em água, sucos ou chás. A ingestão de própolis recomendada pelos fabricantes geralmente varia entre 15 a 30 gotas por dia. No entanto, é aconselhado sempre consultar um nutricionista ou um profissional de saúde especializado no uso dessa resina antes de fazer uso.

Outros benefícios: Fortalecer o sistema imunológico; Acelerar a cicatrização de feridas; Ajudar a tratar o herpes; Curar aftas e gengivites; Prevenir contra o câncer; Proteger contra a Helicobacter pylori.