Manobra de Heimlich: estabelecimentos de Montes Claros tem 30 dias para afixar informações sobre manobras de combate ao engasgo

Foi sancionada pelo prefeito Humberto Souto lei aprovada pela Câmara Municipal que instituiu a obrigatoriedade da fixação de cartazes ilustrativos sobre a Manobra de Heimlich em todos os estabelecimentos da cidade que comercializem alimentos.

A manobra de Heimlich é um procedimento rápido de primeiros socorros para tratar asfixia por obstrução das vias respiratórias superiores, popularmente conhecida como engasgo.

Dessa forma, os estabelecimentos deverão afixar cartaz que contenha ilustrações passo a passo sobre a manobra, tanto em adultos como em bebês. Os cartazes devem conter ainda o telefone do Serviço Móvel de Urgência (SAMU), 192.

É importante destacar que somente no ano de 2023 cerca de 2 mil pessoas morreram engasgadas no Brasil, de acordo com dados do Ministério da Saúde. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU),  de Montes Claros divulgou dados que mostram um total de 88 casos no ano passado, uma média de 7 casos de obstrução de vias aéreas por mês. Em janeiro deste ano o serviço já realizou 6 atendimentos do tipo.

Os estabelecimentos terão 30 dias para se adequar às normas a partir da data de publicação da lei, que foi formalizada na edição dessa quinta-feira, 11, do Diário Oficial do Município (https://admin.montesclaros.mg.gov.br/upload/diario-oficial/files/edicoes/2024/abr-24/DiarioOficialEletronico11-04-24.pdf).

Leia também: Projeto de lei que obriga informações da manobra de Heimlich em estabelecimentos é aprovada na Câmara Municipal de Montes Claros