Projetos de proteção a animais abandonados já podem se inscrever para receber benefício em prol da instituição

A Prefeitura de Montes Claros está lançando um projeto inovador voltado para o bem-estar, proteção e defesa dos animais do município. Este projeto, liderado pela Vereadora Ceci Protetora (Cecília Meireles), tem como objetivo principal selecionar provenientes de Organizações da Sociedade Civil para receber financiamento remuneratório.

De acordo com o edital do processo, as propostas das organizações devem incluir o desenvolvimento e execução de ações de acolhimento de animais em situação de risco. Isso abrange desde cuidados básicos como medicação, alimentação, vacinação e esterilização cirúrgica, até a realização de campanhas de doação supervisionadas.

A Vereadora Ceci Protetora explicou que a iniciativa surgiu da necessidade de preencher uma lacuna nos recursos destinados à causa animal no município. “Enfrentei um grande problema ao entrar na câmara, pois as peças orçamentárias não continham diretrizes para investimentos na causa animal”, afirmou.

Ela então dedicou tempo e esforço para propor emendas que tornassem obrigatória a destinação de recursos para essa finalidade.

A presidente fundadora da Associação Novo Começo, Silvana Rodrigues,  ressaltou a importância desses recursos para as organizações de proteção animal. “Essa emenda representa uma vitória para a causa animal. Nenhum vereador havia indicado recursos para ajudar os animais antes disso”, disse.

Ela também destacou os benefícios não só para os animais, mas também para as pessoas envolvidas na causa, que muitas vezes sofrem com sobrecarga física e emocional.

A Associação Novo Começo, é uma entidade sem fins lucrativos dedicada ao resgate e recuperação de animais desprotegidos, está entre as organizações que serão beneficiadas por esse projeto. Segundo Silvana Rodrigues, os recursos ajudarão a cobrir as despesas crescentes associadas aos cuidados com os animais resgatados, incluindo ração, medicamentos, consultas veterinárias e procedimentos cirúrgicos.

Embora o financiamento represente um alívio para as organizações de proteção animal, é importante ressaltar que os desafios ainda são grandes. “Esse recurso vai amenizar nossas despesas, mas não vai resolver todos os nossos problemas. Os custos associados aos cuidados com animais são significativos e contínuos”, enfatizou Silvana.

Com essa iniciativa, a Prefeitura de Montes Claros reforça seu compromisso com o bem-estar animal e reconhece a importância do trabalho das organizações de proteção. A comunidade espera que esse projeto traga resultados positivos não apenas para os animais, mas também para toda a cidade.

SOBRE O EDITAL

De acordo o edital do processo, as propostas das organizações deverão incluir o desenvolvimento e execução de ações de acolhimento de animais que estejam em risco, através de fornecimento de medicação, alimentação, vacinação, vermifugação e esterilização cirúrgica dos animais recolhidos, além da realização de campanhas de adoção supervisionadas.

Os interessados em participar do edital, que disponibilizará até R$ 92 mil por projeto, poderão se inscrever até o dia 21 de abril, pessoalmente, entre 8 e 17 horas, na sede da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, que está localizada na avenida José Corrêa Machado, nº 900, no bairro Ibituruna. No dia 17 de maio será divulgada a relação dos projetos selecionados pela comissão de seleção.

Texto por Ane Mello