Março Vermelho; urologista alerta para sinais e sintomas do câncer renal

Neste mês, o ‘Março Vermelho’ assume um papel de destaque, sendo um mês dedicado à conscientização e prevenção do câncer renal. Este período oferece uma oportunidade crucial para alertar a população sobre os riscos, sinais e sintomas associados a esta doença silenciosa, bem como destacar a importância da detecção precoce e do acesso ao tratamento.

O rim desempenha um papel vital para o funcionamento saudável do corpo humano. Sua principal função é limpar todas as impurezas e toxinas, garantindo a purificação do sangue. Além disso, o órgão é responsável por regular o equilíbrio de água e substâncias minerais como sódio, potássio e fósforo, mantendo-os em níveis adequados para o organismo. 

Além disso, também desempenham um papel crucial na regulação da pressão arterial e na produção de células vermelhas do sangue, liberando hormônios essenciais para essas funções. Eles atuam ainda na ativação da vitamina D, fundamental para a saúde óssea e manutenção da estrutura dos ossos.

Crédito: Arquivo Pessoal

De acordo com o urologista Dr. Conrado Menezes, nas fases iniciais, o câncer renal não costuma causar sintomas. Muitas vezes, o diagnóstico é feito quando a lesão atinge 10 cm de diâmetro ou mais. Outras vezes, são descobertos incidentalmente durante a realização de exames de check-up – como, por exemplo, em uma ultrassonografia do abdome.

“Em relação aos primeiros sinais e sintomas mais comuns é sangue na urina, que chamamos de Hematúria, ela está presente em cerca de 60% dos pacientes. Temos também a dor lombar, que acontece em 40% das vezes. Outro sintoma que é menos comum é quando a pessoa sente uma massa palpável no abdome”, explica o médico.

Compreender os sinais e sintomas do câncer renal é fundamental para uma detecção precoce e um tratamento eficaz. “Já numa fase de doença metastática, quando o câncer já se espalhou, a gente pode ter uma perda de peso, fraqueza, tosse, uma dor torácica. Dor no tórax com falta de ar, até sangramento. Durante a tosse também pode sair um escarro com sangue. Mas são coisas mais incomuns, mais relacionadas a uma doença mais avançada, mais grave”, fala Dr. Conrado. 

O câncer renal é uma condição complexa, mas certos fatores podem aumentar o risco de desenvolvê-lo. De acordo com o Dr. Conrado, entre os fatores de risco podem ser citados três principais. “O uso de cigarro, uma vez que o fumo é considerado um fator de risco importante. A obesidade também é considerada um fator de risco importante. Quanto maior o índice de massa corporal, o risco aumenta para o câncer de rim. Um outro fator é a hipertensão. Pacientes hipertensos têm um risco maior de desenvolver câncer renal. Existem também pacientes que têm fatores genéticos, que tem algumas alterações de genes, algumas doenças genéticas, que também favorece o desenvolvimento de câncer”, explica o urologista. 

A detecção precoce do câncer renal desempenha um papel crucial no sucesso do tratamento e no prognóstico do paciente. Dr. Conrado ressalta que identificar precocemente a doença pode impactar positivamente o curso do tratamento. Além disso, ele dá dicas de como se prevenir. 

“Seria tentando combater esses fatores, então não fumar de forma alguma e manter o controle adequado do peso. É importante a gente ter uma dieta saudável, sem alimentos ultraprocessados, como carne vermelha em excesso. Optar por uma dieta com mais salada, mais folhas. Fazer uma atividade física regular e fazer o controle adequado da pressão arterial”, finaliza.

Texto Ana Paula Paixão