Circuitos fora da folia: parques são opção para curtir Carnaval da Tranquilidade

Credito da foto: Divulgação IEF

Nos dias de Carnaval, enquanto muitos se entregam à agitação das festividades, outros buscam refúgio em meio à serenidade da natureza. Nas unidades de conservação geridas pelo Instituto Estadual de Florestas (IEF) em Minas Gerais, essa busca por paz e conexão com o ambiente natural encontra seu espaço.

Entre banhos refrescantes em cachoeiras, caminhadas contemplativas e imersão na biodiversidade local, os visitantes têm à disposição uma alternativa ao tradicional frenesi carnavalesco.

Essa jornada pelas áreas protegidas, que incluem parques, monumentos naturais e outras reservas ambientais, compõem o chamado “carnaval da tranquilidade”, uma proposta, desenvolvido pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), para explorar os destinos turísticos do estado que unem aventura e riquezas naturais.

Nas proximidades do município de Montes Claros, entre as possibilidades de destinos para aqueles que desejam desfrutar do “carnaval da tranquilidade” está o Parque Estadual do Rio Preto. Localizado em São Gonçalo do Rio Preto, região do Jequitinhonha, a opção de lazer fica a cerca de 191,5 km de Montes Claros.

O local oferece atrações como cachoeiras, praias de areia branca e mirantes. Existem passeios leves, médios e aqueles que exigem um pouco mais do visitante. O Parque possui uma infraestrutura completa com alojamentos, área de camping e churrasqueiras.

Outra opção é o Parque Estadual do Biribiri. Localizado em Diamantina, fica a pouco mais de 3 horas de distância de Montes Claros. Cercado por várias nascentes de águas cristalinas, formando piscinas naturais límpidas e com temperaturas agradáveis, o cenário é formado por vegetação de transição – cerrado/matas de galerias.

Dentro do parque está localizada a vila do Biribiri, que foi sede de uma comunidade fabril em 1876, uma das primeiras do estado, é um patrimônio histórico tombado pela IEPHA por possuir um conjunto arquitetônico bem preservado. O local está originalmente preservado e é uma boa opção para quem curte descanso e sossego.

Já em Montes Claros, os foliões da tranquilidade podem visitar o Parque Estadual da Lapa Grande. A unidade de conservação funciona às sextas, sábados, domingos e feriados. De 8h às 16h. Para acessar o local, o ingresso custa R$5,00 em espécie por pessoa. Com cerca de 15 mil hectares de área, o parque destaca-se pelas trilhas de caminhada e rotas para ciclismo. O local abriga um importante complexo de grutas e cavernas no Norte de Minas.

Com informações Agência Minas e IEF

Texto Ana Paula Paixão