AEESB vai atender mais de 2 mil pessoas com projetos sociais no Norte de Minas em 2024

Entidade atenderá o maior número de assistidos na história da região e vai estimular hábitos saudáveis para crianças, adolescentes, adultos e idosos

A Associação Educacional, Esportiva e Social do Brasil (AEESB), por meio dos projetos incentivados, vai atender mais de 2 mil pessoas com ações sociais no Norte de Minas em 2024. A entidade levará atividades físicas gratuitas para a população ao oferecer aulas de ginástica, futebol, voleibol e outras modalidades.

Em breve, a associação lançará mais uma de suas iniciativas, trazendo o Projeto Saúde & Movimento, assistindo mais de 1 mil pessoas. E, para os mais jovens, ofertará aulas nas escolinhas de voleibol, futebol e mais atividades com a Escola de Esportes. No total, serão aproximadamente 2 mil pessoas beneficiadas.

O gestor Andrey Souza explica o principal papel da AEESB e a promoção das propostas. “A AEESB sempre busca desenvolver o esporte nas mais diversas esferas e dimensões. Buscamos tanto o trabalho esportivo de alto rendimento quanto a inclusão social através do esporte. Buscamos, também, levar de alguma forma o acesso às pessoas que não têm oportunidade de uma prática orientada e sistemática na comunidade ou cidade. Visamos a qualidade de vida e a inserção social”, disse.

Ainda segundo Andrey, a cada ano a entidade busca democratizar o acesso à prática esportiva. “Em 2023, foi um ano recorde de captação de novos apoiadores quanto à Lei de Incentivo e as emendas parlamentares. Vamos entregar, em 2024, o maior número de assistidos na história do Norte de Minas de uma entidade. Vamos atender crianças, adolescentes, adultos e idosos para tentar motivá-los a ter hábitos saudáveis. Claro, estimular todo um sistema, a cadeia produtiva do esporte e desenvolver ações que trazem qualidade de vida à população.”, finalizou.

A entidade

A Associação Educacional Esportiva e Social do Brasil (AEESB) foi fundada em 2014 e, ao longo dos anos, desenvolveu inúmeras ações educacionais, esportivas e sociais, como a gestão e a participação na Superliga com o Montes Claros América Vôlei, uma das equipes com maior longevidade na elite do voleibol brasileiro, isto é, 10 anos, na elite da Superliga.

Nos anos de 2017 e 2018, realizou dois Campeonatos Sul-americanos de Vôlei, competição que define o representante do continente no Mundial, com a participação de equipes de oito países, em cada edição, na cidade de Montes Claros, no Norte de Minas. Realizou, também, amistosos internacionais da Seleção Brasileira na preparação para os Jogos Olímpicos do Rio 2016.

Atualmente, o MOC América Vôlei atende jovens atletas para as categorias de base do clube. Os treinamentos acontecem no ginásio Poliesportivo Tancredo Neves, e é destinado a meninos nascidos a partir de 2006.

Em parceria com a Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), por meio da Pró-Reitoria de Extensão da instituição, e do Vera Cruz Esporte Clube, a AEESB promove as Escolinhas de Futebol, dando a oportunidade à comunidade da prática esportiva.

Apoiado e aportado pela Concessionária Eco135, contemplou 80 crianças e adolescentes, de 10 a 15 anos (masculino e feminino), nos municípios de Montes Claros e Bocaiuva; totalizando 160 beneficiados.

O projeto Escola de Esportes foi mais um desenvolvido pela associação, com o apoio da Companhia Energética de Minas Gerais S.A. (Cemig) e via Lei de Incentivo do Governo Federal, atendendo cerca de 60 crianças e adolescentes, de 10 a 14 anos, em ambos os gêneros, atividades realizadas no ginásio Poliesportivo Tancredo Neves.

Ainda no local, funciona o núcleo de ginástica para atender mais de 140 jovens, adultos e idosos na grande região do bairro Monte Carmelo, com o objetivo de promover saúde, bem-estar e qualidade de vida à população.

O tradicional time do Montes Claros Handebol se filiou à associação em fevereiro de 2022 e trabalhou toda a reestruturação da equipe.

Realizado pela AEESB, o Multiplataform eSports Game (MEG), maior evento de esportes eletrônicos da América Latina teve a grande final no Parque Olímpico do Rio no fim do mês de outubro, reunindo diversos competidores em partidas de CS:GO, Fortnite, Dota 2, EFootball, Clash Royale, Starcraft, Brawl Stars e Tekken 7.

A entidade promoveu a final do Super Crown da Street League de Skate (SLS), disputado na Arena Carioca 1 do Parque Olímpico, no Rio de Janeiro. A skatista brasileira Rayssa Leal, a “Fadinha”, tornou-se campeã mundial. O triunfo corou um ano espetacular de Rayssa na liga mundial em 2022, vencendo as quatro etapas do SLS (Jacksonville, Seattle e Las Vegas, nos EUA, e Rio de Janeiro, no Brasil).

“Nada supera o trabalho, resiliência e, principalmente, quando se faz com amor.” Essas são as palavras do gestor da Associação Educacional, Esportiva e Social do Brasil (AEESB), Andrey Souza. A entidade montes-clarense realizou, entre os dias 2 a 3 de dezembro, a final do SLS Super Crown World Championship 2023, no ginásio Ibirapuera, em São Paulo. Ao fim, teve dobradinha no pódio da Liga Mundial de Skate. Giovanni Vianna faturou o título de melhor do mundo no SLS fazendo apresentação impecável e garantindo notas altas. O brasileiro atingiu 9.1 na segunda volta e completou o somatório com 8.8, 9.1 e 9.4. No feminino, Rayssa Leal, a fadinha, levantou o troféu, mostrando ainda mais a que veio.

Neste ínterim, atendeu mais de 10 mil pessoas através de projetos sociais, de esporte e educação nas mais diversas modalidades, além da realização de capacitações educacionais e esportivas, visando a melhoria e qualificação da mão de obra em Minas Gerais e em outros estados. A entidade visa alçar voos mais altos e expandir os trabalhos para todo o Brasil.

Conheça a história abaixo:
https://youtu.be/U73QVWGHStk?si=U5lbjouOzyiVIuts

Gian Marlon
Jornalista de formação pelas Faculdades Integradas do Norte de Minas - Funorte, em 2019. Natural de São Francisco-MG, tem passagens por algumas redações de jornais, sendo TV, impresso e portais. Fã de esportes, animes e música.