Palmeiras Campeão Brasileiro; Atlético na Libertadores/ Cruzeiro na Sulamericana e América rebaixado

Olá pessoal do Webterra, vamos então bater nosso Papo de Bola da semana. E como sempre com muito assunto para comentar e vamos nessa…

E o nosso Campeonato Brasileiro chegou ao fim na noite de ontem e podemos certamente dizer que foi o campeonato mais disputado e surpreendente da era dos “pontos corridos”. Após o Botafogo fazer um início arrasador e chegar a abrir uma vantagem de 12, 13 pontos das demais equipes no turno, no returno foi perdendo o gás e permitindo que as outras equipes o alcançasse e o ultrapassasse na reta final e veio a perder o título para o Palmeiras e pior, o time carioca nem conseguiu ficar no G4.

Mas vamos aqui fazer um balanço do que foi a participação das equipes mineiras nessa competição.

O América fez uma campanha vexatória ficando o campeonato todo na parte de baixo da tabela e na maior parte, na zona de rebaixamento. O Coelho que até conseguiu fazer boas campanhas na Copa do Brasil e na Sulamericana, mais no Brasileiro o time não conseguiu desempenhar um bom papel. O time americano tentou trocar o comando, passando por Vagner Mancini, Fábian Bustos e terminando sob o comando de Diogo Giacomini, mas nada resolveu. O time apesar da campanha até conseguiu ter o destaque do jogador Mastriani que se valorizou e hoje é cobiçado por várias equipes do futebol brasileiro.

O Coelho não conseguiu vencer uma partida fora de seus domínios e dentro de casa também não teve um desempenho nada animador, tendo em 38 jogos somente 5 vitórias, 9 empates e 24 derrotas, fazendo com que o time terminasse na última posição com apenas 24 pontos. Agora é preciso que o time se remonte, se reorganize para voltar à elite nacional na temporada 2025.

O Atlético entrou no Brasileiro como uma das equipes favoritas ao título devido ao investimento em seu elenco, mas esse favoritismo só se mostrou real já na reta final do campeonato. O Galo que começou a temporada treinado pelo argentino Coudet, apesar de até ter resultados bons, mais o futebol não era convincente com o que se pensava que a equipe pudesse produzir. Coudet é demitido e substituído por Luis Felipe Scolari, que tem um início muito ruim, com uma série de 10 partidas sem vencer o que deixou a equipe alvinegra longe do título.

Mais após a inauguração de sua casa, a Arena MRV e com a dupla Hulk e Paulinho inspirada, o time foi recuperando o fôlego e conseguiu até chegar na última rodada com chances de título, mesmo que remotas, já que dependeria de uma combinação de resultados, combinação que não aconteceu, até porque o próprio Galo não fez a sua parte ao ser goleado pelo Bahia por 4 a 1.

O Atlético terminou o campeonato na 3° posição, com 66 pontos, com 19 vitórias, 9 empates e 10 derrotas, garantindo vaga na fase de grupos da Libertadores da América e tendo Paulinho como artilheiro com campeonato com 20 gols.

Fechando o balanço mineiro, o Cruzeiro conseguiu se salvar do rebaixamento após fazer um campeonato cheio de altos e baixos. Teve um bom início sob o comando do português Pepa, figurando até entre os primeiros, mas com o passar das rodadas o time celeste foi perdendo jogos, principalmente em casa, onde não conseguia fazer um bom futebol, o que acarretou a demissão do português. Foi feito a aposta em Zé Ricardo, um erro, o treinador também não conseguiu fazer o time render e pior, perdeu a “gordurinha” que Pepa tinha deixado e a Raposa chega a figurar na zona de rebaixamento.

Zé Ricardo é demitido e o Cruzeiro resolve efetivar Paulo Autuori, diretor da equipe, como treinador com o auxílio de Fernando Seabra, treinador da equipe sub 20.E a dupla funciona na reta final, tendo uma série invicta de 4 partidas, fazendo com que a Raposa já se visse livre do rebaixamento na penúltima rodada do campeonato. E no fim, o Cruzeiro termina na 14° posição, com 47 pontos, 11 vitórias, 14 empates e 13 derrotas. Além da permanência na elite, o time consegue uma vaga na Sulamericana 2024.Agora é começar a pensar em 2024 e montar um time mais competitivo para que o torcedor não venha sofrer como nessa temporada.

O Palmeiras se sagrou o campeão brasileiro, seguido de Grêmio, Atlético e Flamengo, equipes que conquistam vaga para a fase de grupos da Libertadores. Botafogo e Bragantino disputarão a Pré Libertadores. Athletico /PR, Internacional, Fortaleza, Cuiabá, Corinthians e Cruzeiro disputam a Sulamericana.

Já América, Coritiba, Goiás e Santos foram os rebaixados para a série B de 2024.A surpresa negativa ficou para o Santos que foi rebaixado pela primeira vez em sua história após uma briga contra Vasco e Bahia até a última rodada. E como agravante a queda do time paulista é o fato do rebaixamento acontecer as vésperas de 1 ano do falecimento de Pelé, que aconteceu dia 29/12.

O uruguaio Luiz Suárez deve ser eleito o craque do Brasileiro e o palmeirense Endrik deve ser a revelação, pelo menos essa é a minha opinião rsrsrsr…

E assim se encerra a temporada do futebol brasileiro em 2023, embora ainda teremos o Fluminense no Mundial de Clubes. Que venha 2024 com os Estaduais, Copa do Brasil, Libertadores, Sulamericana e Brasileiro…

Vamos ficando por aqui…E que seu time tenha alcançado o objetivo de 2023 e que venha o futebol em 2024 …Um abraço…