Desenvolvimento regional, inovação, tecnologia, turismo e cultura em pauta em Montes Claros

Em tempos em que a inteligência artificial, as inovações tecnológicas e as inúmeras mudanças que fazem parte de acelerado processo de transição global interferem diretamente na vida de todo os brasileiros, desenvolvimento e inovação são duas palavras que nunca estiveram tão juntas. Com isso aqui no norte de Minas diversas entidades vem pautando ações afim de discutir essas mudanças e acompanhar esse desenvolvimento. Realizado no dia 12 de julho, no auditório da Associação Comercial e Industrial de Montes Claros, promovido pela União das Entidades do Norte de Minas, um encontro para discutir as novas oportunidades para o desenvolvimento regional – Montes Claros e Região.

Visando mostrar os novos projetos para os segmentos de Inovação,  Tecnologia, Turismo e Cultura, com a presença dos Secretários Municipais de Desenvolvimento Econômico e Turismo,  Edilson Torquato,  da Cultura, Júnia Rebello e do Meio Ambiente, Soter Magno,  além dos Diretores da Fundetec, Haroldo Lopes, e da ACI Innovation,  Helder Oliveira e do Gerente Regional do Sebrae, Jadilson Borges,  para discutir e informar as atuais realizações em suas áreas e os novos projetos previstos para Montes Claros e Região.

Um momento importante para discutir ações e experiências em toda as região, a apresentação do Projeto Cordilheira do Espinhaço, elaborado pelo Secretário de Turismo do Município de Grão Mogol, Ítalo Mendes, hoje o maior projeto turístico do Norte de Minas. Como novidade será elaborado um projeto para traçar um circuito turístico e cultural para Montes Claros e a implantação de um escritório do INATEL (Instituto Nacional de Telecomunicações), hoje sediado em Santa Rita do Sapucaí,  trazendo oportunidades para os segmentos de inovação e novas tecnologias no âmbito das telecomunicações, que serão úteis para as empresas de ponta de Montes Claros e região, o que torna a nossa região mais atrativa, no âmbito regional das ações de fomento do desenvolvimento turístico e econômico, pois o turismo é uma ferramenta essencial para o desenvolvimento da economia.

Ainda no evento o prefeito do Município de Santa Rita do Sapucaí, Sr. Wander Chaves, comentou sobre os projetos implementados no seu município que passou a ser conhecido como o “Vale da Eletrônica”.

O evento que foi também prestigiado, com a presença de vários empresários, representantes de entidades de classe, faculdades, representantes de prefeituras, do turismo local, ainda um grande número de possíveis interessados nos assuntos discutidos e, principalmente nas novidades a serem implementadas no município e na região.

Segundo informado no evento, novos encontros serão agendados, sempre trazendo para nossa região propostas para o desenvolvimento regional.