Coluna Sal da Terra: tudo começa no município

Início esta coluna com um poema de minha autoria: “Salinas doce terapia, fonte das minhas poesias,
terra minha, berço meu”.

Se queres ser universal, começa por pintar a tua aldeia.“ escritor russo Tolstoi.

Assim, fui me revelando para o mundo e levando Salinas comigo.

Se um dia for para um outro lugar, hei de levar comigo a barragem, a igreja, o Rio, as ruas, as pessoas que nunca vão sair de mim.

A missão de um comunicador e assistente social é disseminar boas informações.

E dizer que tudo começa no município.

Encorajar amigos, familiares e colegas de trabalho a discutir o seu município, e dizer que tudo começa na sua casa, na sua rua e no seu município.

Juntamos a movimentos como a REDE , que visava inspirar pessoas a tomar medidas práticas e desafiar lideranças a reagir de forma mais corajosa a cuidar do Rio Salinas.

Tivemos uma micro experiência em Salinas, e poderemos ter outras experiências maiores pelo Brasil.

A REDE dizia que se as pessoas entrassem em ação, poderíamos contribuir para ajudar solucionar este problema.

Você pode também aderir à campanha sobre como devemos repensar o desenvolvimento de Salinas e com o fim de reduzir desigualdades, combater a agressão ao meio ambiente e proteger diversidade e adicionar sua voz nesse debate nacional crucial.

O município é peça chave importante no pacto federativo, e deve-se dedicar atenção a esta esfera tão importante da federação, que por estar mais próxima do cidadão tem melhores condições de atender as necessidades coletivas.

Visando esse objetivo é que nessa coluna estão abordados os principais aspectos desse ente federado, cujo traço assimétrico do Estado federal resvala na inclusão dos Municípios que são os grandes responsáveis pela implementação de diversas políticas públicas em todas as áreas.

Portanto, os municípios exercem papel cada vez mais importante na federação brasileira.