Coluna Sal da Terra: inteligência artificial e literatura

Inteligência Artifical e literatura
Imagem: Neofeed/Internet

Quando a proposta de um texto me encanta, esta energia me leva para o Jardim Nah; onde busco inspiração para minha escrita. É como se de repente eu escutasse mensagens dizendo que a literatura tem o papel de fazer o leitor refletir.

A literatura tem o poder de provocar esse encantamento, tocando nas pessoas.

A literatura tem um papel, tem uma missão, de fazer uma ponte com o leitor.

Avanços tecnológicos sempre instigam a curiosidade dos escritores, poetas e leitores

Ultimamente despertei para escrever sobre Inteligência Artificial que passou a ser assuntos preferidos de muitos leitores.

A relação da Inteligência Artificial e toda tecnologia envolvida conosco humanos é muito instigante.

Há o encantamento com as novidades, mas há também um medo do novo.

A ferramenta Chat GPT é uma criação da inteligência artificial capaz de gerar livros de ficção e tem sido alvo de discussões em diversas áreas do conhecimento, especialmente na literatura, onde levanta questionamentos sobre o futuro da escrita humana.

Com o objetivo de entender melhor o impacto do Chat GPT na literatura, Aline Bei disse que concorda que a inteligência artificial é uma ferramenta útil para desbloquear ideias e ajudar o escritor, mas ainda não é capaz de expressar emoções humanas e transformar um texto em objeto de arte.

Para ela, essa sensibilidade humana é fundamental para a literatura ser considerada arte.

Para muitas pessoas a Inteligência Artificial é uma aventura que revela a fragilidade humana diante do inesperado e do desconhecido.