IFNMG: inscrições prorrogadas para processo simplificado que selecionará 77 professores

O processo de seleção simplificada de 77 docentes que atuarão no curso Eletricista de Sistemas de Energias Renováveis (EnergiFE) teve as inscrições prorrogadas. Agora, os servidores da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (EPCT) e a comunidade externa podem se inscrever até o dia 27/05/2023 (sábado). Os interessados podem conferir no Edital nº 189/ 2023 (versão com as alterações compiladas) as disciplinas disponíveis e cidade de oferta do curso, já que a função deve ser exercida de forma presencial.

As vagas contemplam sete disciplinas: eletricidade básica aplicada a sistemas fotovoltaicos; medidas de segurança do trabalho aplicadas ao setor fotovoltaico; montagem de sistemas fotovoltaicos; fundamentos de energia solar fotovoltaica; tecnologia fotovoltaica: módulos, arranjos, célula; sistemas fotovoltaicos: isolados, conectados à rede, híbridos, bombeamento de água; e estudo de viabilidade de negócio. A carga horária de cada disciplina varia de 16 a 50 horas, e a remuneração é de R$50,00 (cinquenta reais) por hora (60 minutos) de aula.

Podem se inscrever profissionais de Engenharia Elétrica, Engenharia Eletrônica, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Mecatrônica, Engenharia de Energia, Engenharia de Telecomunicações, Engenharia de Segurança do Trabalho, Engenharia Agrícola, Florestal, Ambiental,  Agronomia, Engenharia Civil, Física, Engenharia de Produção; graduação em cursos superiores das áreas de Administração, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas; tecnólogos da área de Gestão de Negócios. Profissionais técnicos em Eletrotécnica, Eletroeletrônica, Eletrônica, Sistemas de Energias Renováveis e Eletromecânica, desde que apresentem capacitação e experiência na área de energia fotovoltaica, também podem participar da seleção.

Seleção e inscrições

São 11 vagas para professores em cada um dos 11 campi do IFNMG, a saber, Almenara, Araçuaí, Arinos, Diamantina, Janaúba, Januária, Montes Claros, Pirapora, Porteirinha, Salinas e Téofilo Otoni. A jornada de trabalho será no turno noturno, das 18h às 22h. O Edital nº 189/2023 (com as retificações incorporadas) apresenta todas as normas e outras informações sobre o processo de seleção. Acesse-o em: www.ifnmg.edu.br/editaisextensao.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até às 23h59 do sábado próximo,  dia 27, por meio do formulário eletrônico correspondente ao vínculo do candidato. Haverá apenas uma etapa de seleção, de caráter eliminatório e classificatório, considerando as informações prestadas, a pontuação obtida por meio do currículo e os documentos anexados para fins de comprovação. Os itens a serem pontuados são formação acadêmica, experiência em projetos, produção científica, atuação administrativa, experiência profissional e capacitação na área.

Os membros da comunidade externa poderão ser selecionados excepcionalmente nos casos de não preenchimento das vagas pelos servidores da Rede Federal EPCT. Os docentes contratados atuarão, a partir do dia 7 de junho, no atendimento a demandas relacionadas à oferta do curso Eletricista de Sistemas de Energias Renováveis (EnergiFE), do Programa Qualifica Mais, desenvolvido no âmbito da Pró-Reitoria de Extensão e Cultura do IFNMG (Proexc).

Dúvidas e informações acerca dessa seleção podem ser encaminhadas para o e-mail qualificamais@ifnmg.edu.br.