49° Expomontes é oficialmente lançada e deve receber 400 mil visitantes

Foto: Leo Queiroz/ Arquivo Pessoal

Com novo slogan, SEMEANDO INOVAÇÃO, COLHENDO FUTURO – e fortalecendo que o AGRO É O QUE NOS CONECTA aconteceu na noite dessa segunda-feira (9), o lançamento da 49° Expomontes 2023 no Centro de Eventos do Parque de Exposições João Alencar Athayde. A cerimônia contou com a presença de diversas autoridades como deputados federais, estaduais; dentre elas o governador em exercício do estado de Minas Gerais, Tadeu Martins Leite (MDB).

Foto: Maurício Lucco/ Arquivo Pessoal

O político está nesta posição até a próxima quinta-feira, 11 de maio, devido uma viagem do governador Romeu Zema (Novo), e seu vice, Professor Mateus Simões aos Estados Unidos da América em busca de recursos para o estado. Durante entrevista coletiva Tadeuzinho disse que a Expomontes é um dos eventos mas importantes do país, uma vitrine para o mundo, pois é geração de renda em um setor que em meio a crises se reiventa cada vez mais.

“É uma enorme satisfação estar presente no lançamento de uma feira que eu participo desde criança; existe um sentimento a mais pois estou perto dos amigos e companheiros do Norte de Minas, na minha cidade natal e não tenho dúvida, a exposição vem superando ano a ano e tenho certeza que neste ela será ainda maior, e por isso fiz questão de participar ao lado dos demais deputados para prestigiar este evento que é fundamental para economia da nossa região, destacou Tadeuzinho”.

Foto: Maurício Lucco/ Arquivo Pessoal

A Expomontes é a maior feira agropecuária do Norte de Minas, ao todo são 10 dias de evento e durante este período passam pelas dependências do parque mais de 400 mil pessoas, movimenta R$ 400 milhões de reais, gera cerca de 4 mil empregos diretos e indiretos.

O novo presidente da Sociedade Rural de Montes Claros, José Henrique de Carvalho Veloso destaca que para a Sociedade Rural lançar a Expomontes neste momento com a participação do governador e da presidente da assembléia, Leninha (PT) ambos em exercício, é uma honra muito grande. Ele ressaltou que a edição deste ano está sendo preparada com muito cuidado há bastante tempo e está pratricamente pronta e com a abertura ela chega ao público e a expectativa é que haja um crescimento significativo.

José Henrique citou que os leilões de bovinos são responsáveis por movimentar, no período de 10 dias, aproximadamente 25 milhões de reais  com a venda de aproximadamente 12 mil animais, vem com força total, realizando 05 leilões de gado de corte, 02 leilões de gado de leite e 03 leilões de elite de touros e matrizes da raça nelore.

“Contaremos com 65 empresas com 90 estandes, os leilões prometem recuperar o preço do gado na região que se encontra num momento difícil, e a parte do entretenimento com shows de renome nacional. Vamos esforçar ao máximo para que a feira seja agradável para todos”.

Também esteve presente no lançamento da feira o vice-prefeito de Montes Claros, Guilherme Guimarães e destacou que a feira é uma vitrine, não só cultural, artística e econômica, mas sim cultural. Ele aproveitou para desejar sucesso a edição deste ano, e lembrou que deve-se destacar, o trabalho e o esforço dos organizadores.

Rainhas da Expomontes
Foto: Rodrigo Barbosa/ Arquivo Pessoal
Na mesma solenidade, as Rainhas da Sociedade Rural de Montes Claros, Sindicato dos Produtores Rurais, Sicoob Credinor e Núcleo Mangalarga Marchador do Norte de Minas foram apresentadas  à comunidade.

Expomontes

A mostra, que figura entre as melhores e maiores feiras agropecuárias do País, começa dia 30 de junho e vai até 09 de julho deste ano, promove 20 shows com artistas nacionais e regionais, tem 90 estandes para expositores, cerca de 1 mil animais inscritos para comercialização e julgamento, 10 mil animais em 10 leilões, 80 barracas de produtos da agricultura familiar, 20 brinquedos no Ita Parque, lazer, entretenimento, produção de conhecimento, formação, visibilidade, visitas técnicas, Dia de campo, Inclusão social, Mini-fazenda, turismo e impulso da economia.

 

Avatar
Jornalista formado pelas Faculdades Integradas do Norte de Minas- FUNORTE em 2021. Natural de Luislândia, Norte de Minas; tem passagens por redações de jornais, e TV.