Coluna Portal do Pet: Câncer em pets

Imagem: Internet

Com os avanços na medicina veterinária, houve um aumento na expectativa de vida dos animais. Com isso, há uma maior ocorrência de doenças comuns da velhice, como os tumores. O diagnóstico de um câncer trás muita tristeza e incertezas aos tutores, mas felizmente existem diversos tratamentos para a doença e principalmente manter o bem-estar e favorecer sobrevida do animal.

Com diagnóstico precoce do câncer e tratamento imediato o pet tem maiores chances de cura. É importante destacar que cada tipo de tumor e paciente tem uma indicação específica de tratamento, devendo ser avaliada por um especialista – que é o oncologista veterinário.

Os tumores podem ser de origem genética, hormonal, contaminação por vírus ou causados por um estilo de vida ruim com má alimentação e sedentarismo. Sim! Os pets precisam manter uma rotina de atividades físicas e ter uma boa alimentação para a prevenção de muitas enfermidades.

Os tipos de câncer mais comuns que atingem cães gatos são:

Linfomas – tem origem nas células do sistema imunológico chamadas linfócitos e podem acometer os gânglios linfáticos, baço, fígado e outros órgãos.

Câncer de Mama – Sua origem pode ter relação direta com o uso de anticoncepcionais em cadelas e gatas não castradas.

Câncer de próstata – Geralmente, esse tumor é ocasionado pela liberação excessiva do hormônio testosterona e acomete cães e gatos machos comumente após os 7 anos de idade.

Câncer de pele – um dos sintomas mais comuns são as feridas que não cicatrizam. Esse tipo de tumor é diagnosticado através de exame clínico e biopsia de amostras da lesão. Sendo confirmado o câncer, o tratamento pode ser feito através da remoção cirúrgica do tumor e também associado à sessões de quimioterapia e radioterapia.

TVT (Tumor Venéreo Transmissível) – câncer comum em animais em situação de rua e caracteriza-se por lesões em aspecto de “couve-flor” no pênis e na vagina do animal. O animal se infecta principalmente durante a cópula, mas a contaminação também pode ocorrer através do contato do tumor com um ferimento.

Observar sempre o animal deve fazer parte da rotina do tutor. Ao fazer carinho no seu bichinho toque em todo o corpinho buscando encontrar alguma massa/nódulo.

Fique atendo se o seu peludo apresentar:

Perda de apetite; Apatia; Hemorragias;

Surgimento de nódulos; Ferimentos.

O tratamento do câncer pode ser cirúrgico e com auxílio de quimioterapia e radioterapia. A quimioterapia pode causar efeitos colaterais nos pets, como vômito, desânimo e falta deapetite. Alterações que são controladas com medicações indicadas pelo veterinário responsável pelo tratamento.

A qualquer sinal de problema no seu amigo, procure um médico veterinário de confiança. O diagnóstico precoce pode salvar a vida dele.

Abraço carinhoso da Vet.