Prefeitura de Pirapora decreta estado de emergência por causa das fortes chuvas, e doações aos afetados podem ser feitas a partir de hoje

Imagem: Corpo de Bombeiros/ Divulgação

A Prefeitura de Pirapora, no Norte de Minas, decretou situação de emergência após às fortes chuvas registradas  no município. De acordo com a Defesa Civil  choveu cerca de 166 milímetros nos últimos dias sendo mais de 50 milímetros somente na última sexta-feira (27), quando a água invadiu diversas casas nos bairros Sagrada Família, Cidade Jardim e São João.

o prefeito Alex César (PTB) informou  durante uma live pelas redes sociais que estão sendo tomadas todas as providências necessárias para auxiliar as famílias afetadas.

Ele pediu também ajuda da população em doação de colchões, alimentos, águas, entre outros.

” As pessoas foram pegas de surpresa, quando acordaram e colocaram os pés no chão já estava cheio de água e agora não sabem mais para onde ir, disse Alex”

De acordo com a prefeitura, algumas pessoas afetadas foram levadas para hotéis e  posteriormente a gestão iria providenciar um abrigo na Escola Estadual Genésio Longuinhos para receber as pessoas que não têm para onde ir.

A Defesa Civil informou que desde o primeiro momento se reuniu com o Corpo de Bombeiros desde os primeiros chamados. A coordenadora da Defesa Civil, Carla Diana Souza, disse que a situação é grave, mas pediu para que as pessoas não crie pânico, e que busque informação em fontes oficiais.

“Precisamos que as pessoas nos ajude, pois a situação foge do controle da prefeitura o máximo possível nas doações, pois muitas pessoas estão sem mantimentos, roupas, e locais para dormir, destacou  Carla”

Pontos de apoio foram montados nos bairros Cidade Jardim e Sagrada Família, onde as equipes técnicas permanecem cadastrando as famílias afetadas. Em caso de emergência, os moradores devem entrar em contato com os órgãos de segurança ou com a Defesa Civil pelo telefone (38) 9 – 8863-7085.

Como ajudar

A Prefeitura do Município emitiu um comunicado nas redes sociais informando que, devido ao grande volume de chuvas dos últimos dias, pede a colaboração da população na doação de donativos.

Pontos de Coleta

APAS (rua Antônio Nascimento, 274, Centro) das 12h às 18h

SEJUC (praça da estação S/N, Centro) das 07h às 19h

O que doar?

Alimentos, roupas, produtos de higiene e de limpeza, colchões e cobertores

Para quem puder fazer doação em dinheiro a APAS  também pede a colaboração via PIX no CNPJ 18.391.132/001-57