Abertas inscrições no Processo Seletivo de cursos superiores a distância de licenciatura em Ciências Biológicas e Letras Libras

O Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) recebe até 15 de dezembro inscrições no Processo Seletivo para ingresso a partir do primeiro semestre de 2023 nos cursos de licenciatura em Ciências Biológicas e licenciatura em Letras Libras da Universidade Aberta do Brasil (UAB) do Centro de Referência em Formação e Educação a Distância (CEAD).

As inscrições são gratuitas e poderão ser feitas mediante o preenchimento do formulário eletrônico disponível no site da empresa responsável pelo processo: www.ibgpconcurso.com.br. Todos os documentos relativos ao processo seletivo podem ser acessados neste link.

Os cursos serão ofertados na modalidade a distância, com a realização de atividades presenciais obrigatórias e de estágio supervisionado presencial.

No total, serão disponibilizadas 200 vagas para cada curso, sendo metade delas destinadas a professores da rede pública de ensino (federal, estadual e/ou municipal) e a outra metade para o público em geral.

Divisão das vagas por polos:

– Licenciatura em Ciências Biológicas: 40 vagas em cada um dos polos (Araçuaí, Carlos Chagas, Taiobeiras, Monte Azul e Teófilo Otoni)

– Licenciatura em Letras Libras: 40 vagas em cada um dos polos (Buritizeiro, Corinto, Itamarandiba, Francisco Sá e Salinas)

Seleção

A seleção ocorrerá em duas etapas: análise de tempo de serviço (para as vagas destinadas aos professores da rede pública) ou de desempenho escolar (para o público em geral); e redação. As provas de redação serão realizadas nas cidades de Araçuaí, Diamantina, Montes Claros, Pirapora, Porteirinha, Salinas e Teófilo Otoni.

Reserva de vagas

Para todos os cursos, vale o sistema de reserva de vagas, conhecido como sistema de cotas. O IFNMG reserva metade das vagas para estudantes vindos de escolas públicas, parte delas para candidatos(as) de baixa renda (com renda familiar bruta igual ou inferior a um salário mínimo e meio per capita, o que corresponde a R$ 1.818,00 por cada pessoa da família), autodeclarados (as) pretos(as), pardos(as) e indígenas e pessoas com deficiência. Da outra metade das vagas, 5% são reservadas para pessoas com deficiência, independentemente da escola de origem, e outros 5%, para quem veio de Escolas Família Agrícola (EFA).

Toda a documentação comprobatória necessária para garantir o ingresso do candidato via vagas reservadas deverá ser apresentada no momento de solicitação de matrícula.

Além disso, os candidatos que se autodeclararem pretos(as) e pardos(as) para concorrer às cotas, se forem classificados(as) no Processo Seletivo, serão convocados(as) a se apresentar diante de uma banca que vai realizar a heteroidentificação. A banca baseia-se exclusivamente nos aspectos fenótipos do(a) candidato(a), que é o conjunto de características visíveis, a exemplo de cor da pele, textura do cabelo, formatos do rosto, lábios e nariz.

A ascendência não é levada em conta, ou seja, não importa que pais, avós ou bisavós sejam negros – pretos ou pardos. Além disso, não serão considerados quaisquer registros (civis ou militares) ou documentos.

Se o(a) candidato(a) não se submeter ao procedimento de heteroidentificação, terá sua matrícula recusada para a vaga reservada à qual se inscreveu. Se for detectada falsidade na autodeclaração de preto(a) e pardo(a), além de ser eliminado do Processo Seletivo, o(a) candidato(a) estará sujeito(a) às penalidades previstas na lei.