O Brasil é o sistema

A política é o subsistema

 

Corrupção, estupidez, ingerência, lentidão e incertezas reduzem a frequência de o Brasil avançar. Mas, ainda assim, a nação brasileira peleja e vai…

Eu sei, é clichê, dizer que o Brasil tem grande potencial, tem riquezas minerais, terras férteis e cultiváveis, clima propício e que será o grande celeiro do mundo, isso é “falado”, desde outros regimes políticos adotados ao país.

Eu sei, é clichê também, dizer que neste país em que a natureza foi tão generosa exista tanta injustiça, tanta pobreza, tanto miserável, tanta frustração.

O que não dá para entender é que, para fazer o país andar na rotação que o mundo o percebe e adotar o modelo de política do ganha-ganha (onde todos ganham) não parece ser bicho de sete cabeças.

O que é inaceitável, mas por força da recorrência tornou-se normal, é continuar noticiando e escrevendo história com grande parte dos capítulos destinados ao infortúnio de milhares de brasileiros, entra geração e sai geração e os resultados pouco alteram.

Se o Brasil é o sistema e a política o subsistema, logo, é fácil concluir que está havendo uma inversão de valor, o subsistema não está trabalhando da forma correta a favor do sistema.