Brasil x Argentina, marcado para setembro, é cancelado; entenda!

Anvisa interrompeu Brasil x Argentina — Foto: REUTERS/Amanda Perobelli
Anvisa interrompeu Brasil x Argentina — Foto: REUTERS/Amanda Perobelli

A Fifa confirmou nesta terça-feira (16), o cancelamento da partida entre Brasil x Argentina, que iria acontecer em setembro ainda pelas Eliminatórias da Copa do Mundo. Vale lembrar que a partida, que começou a ser disputada em setembro de 2021, mas foi paralisada pela Anvisa por falta de cumprimento do protocolo de quarentena por parte de atletas argentinos.

Com o cancelamento do clássico, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e a Associação do Futebol Argentino (AFA) terão que pagar multa. Por parte do Brasil, foram cobrados de 300 mil francos suíços (R$ 1,6 milhão) já pelo lado argentino o montante cobrado foi de R$ 812 mil.

Além disso, as comissões técnicas da Seleção Brasileira e da seleção argentina já se mostravam favoráveis ao cancelamento do jogo por entenderem que seria “prejudicial à preparação da Seleção para a Copa do Mundo”.

De acordo com a CBF “metade da multa pagável (25% da multa total) deverá ser doada diretamente pela CBF à Organização Mundial da Saúde (OMS), em apoio aos seus esforços contínuos no combate à COVID-19”.

Com isso, a seleção brasileira ganha mais uma data para disputar amistoso antes de ir para o Catar para a disputa da Copa do Mundo em novembro. Vale destacar que o Amarelinha já tem confrontos marcados contra Argélia e Tunísia como preparação para a competição.

Relembre:

O caso se discutia nos tribunais esportivos desde a suspensão da partida em 5 setembro de 2021, quando agentes da Anvisa e da Polícia Federal entraram em ação para retirar de campo quatro jogadores da Argentina que haviam entrado irregularmente no Brasil – segundo as normas de segurança sanitária em meio à pandemia de Covid-19.

A CBF, a AFA e a Fifa procuraram entendimento triangular para suspender em definitivo a partida. Era de interesse, inclusive, das comissões técnicas das duas seleções favoritas para a Copa do Mundo de 2022. Entendiam Tite, Scaloni e companhia que não haveria ganho técnico com partida tão próxima ao Mundial, que poderia acarretar até suspensão para a primeira fase da Copa do Mundo – em caso de cartões amarelo ou vermelho no jogo.

A CBF também não tinha sinais claros sobre a disponibilidade dos argentinos para a partida. Ainda mais depois que o jogo amistoso entre os rivais na Austrália foi cancelado de véspera, com mais de 50 mil ingressos vendidos. Existia a possibilidade de enviarem time alternativo para enfrentar o Brasil.

[com algumas informações Metropoles]