IFNMG-Campus Pirapora inscreve para Processo Seletivo do curso técnico em Segurança do Trabalho de 29 de julho a 5 de agosto

tcdt268-0453 IFNMG Campi Pirapora- MG Foto: Tina Coelho/Terra Imagem Maio/2011

O Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG)-Campus Pirapora lançou o Edital nº 140/2022, do Processo Seletivo para o curso técnico presencial gratuito em Segurança do Trabalho, para o segundo semestre letivo de 2022, previsto para iniciar em 10 de setembro. As inscrições de candidatos(as) começarão na próxima sexta-feira, dia 29 de julho. Não haverá aplicação de provas, a seleção será por desempenho escolar, mais precisamente pelas notas das disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática do ensino médio.

São 40 vagas e o curso é ofertado na forma concomitante/subsquente ao ensino médio. Ou seja, podem concorrer candidatos(as) que estão o 2ª ou 3ª ano do ensino médio em outra instituição de ensino ou quem já concluiu o ensino médio.

Com duração de um ano e meio (três semestres letivos), o curso acontece no turno vespertino. Para mais informações sobre o curso técnico em Segurança do Trabalho do IFNMG-Campus Pirapora, clique aqui.

Inscrições

As inscrições do Processo Seletivo serão realizadas gratuitamente, no período de 29 de julho a 5 de agosto. O procedimento será feito gratuitamente, por meio de formulário eletrônico a ser disponibilizado em https://webpir.ifnmg.edu.br/seletivo. Para realizar a inscrição, é necessário que o(a) candidato(a) detenha ou possua acesso a uma conta de e-mail válida e ativa.

No ato de preenchimento do formulário de inscrição, o(a) candidato(a) precisará informar, obrigatoriamente, o número do CPF. Além disso, deverá preencher os devidos campos com as notas finais das disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática do ensino médio, que serão usadas como critério de classificação e seleção.

O(A) candidato(a) deverá inserir as notas no sistema de inscrição em escala de zero a 100 pontos. No caso de o(a) candidato(a) só possuir das notas do ensino médio, no campo da terceira nota, deve repetir a maior das duas notas de cada disciplina – Língua Portuguesa e Matemática. Se possuir apenas uma nota do ensino médio, nos campos da segunda e terceira notas, deve repetir a nota única de cada disciplina.

Os documentos informados e as informações prestadas no ato da inscrição deverão ser comprovados no momento da matrícula do(a) candidato(a) que for aprovado(a).

Cotas e heteroidentificação

Das 40 vagas ofertadas por meio do Processo Seletivo, 20 são destinadas ao sistema de cotas, parte delas para candidatos(as) de baixa renda (com renda familiar bruta igual ou inferior a um salário mínimo e meio per capita, o que corresponde a a R$ 1.818,00 por cada pessoa da família), autodeclarados(as) pretos(as), pardos(as) e indígenas e pessoas com deficiência. Além disso, há uma vaga destinada a pessoa com deficiência e uma para quem vem de Escola Família Agrícola (EFA).

Toda a documentação comprobatória necessária para garantir o ingresso do(a) candidato(a) via vagas reservadas deverá ser apresentada no momento de solicitação de matrícula.

Além disso, candidatos(as) que se autodeclararem pretos(as) e pardos(as) para concorrer às cotas, se forem classificados(as) no Processo Seletivo, serão convocados(as) a se apresentar diante de uma banca que vai realizar a heteroidentificação. A banca baseia-se exclusivamente nos aspectos fenótipos do(a) candidato(a), que é o conjunto de características visíveis, a exemplo de cor da pele, textura do cabelo, formatos do rosto, lábios e nariz. A ascendência não é levada em conta, ou seja, não importa que pais, avós ou bisavós sejam negros – pretos ou pardos. Além disso, não serão considerados quaisquer registros (civis ou militares) ou documentos.

Se o(a) candidato(a) não se submeter ao procedimento de heteroidentificação, terá sua matrícula recusada para a vaga reservada à qual se inscreveu. Se for detectada falsidade na autodeclaração de preto(a) e pardo(a), além de ser eliminado do Processo Seletivo, o(a) candidato(a) estará sujeito(a) às penalidades previstas na lei.

Para mais informações sobre o Processo Seletivo, consulte o Edital nº 140/2022 e seus anexos.

Cronograma

– Inscrições: 29 de julho a 5 de agosto
– Lista preliminar de inscritos(as): 8 de agosto
– Interposição de recursos contra a lista preliminar de inscritos(as): 9 de agosto
– Lista oficial de inscritos(as): 11 de agosto
– Resultado preliminar: 15 de agosto
– Interposição de recursos contra o resultado preliminar: 16 e 17 de agosto
– Resultado final: 19 de agosto
– Publicação de edital de matrículas (incluindo procedimentos de heteroidentificação): 22 de agosto