Gestor do MOC América Vôlei, Andrey Souza, recebe título de emérito da CBV

O gestor do Montes Claros América Vôlei foi homenageado com o Título Honorífico/Emérito da Confederação Brasileira de Volei (CBV) pelos anos de colaboração, dedicação e desenvolvimento em prol do esporte na cidade de Montes Claros, no Norte de Minas.

Pelas redes sociais, a Federação Mineira de Voleibol (FMV) destacou, nesta quarta-feira (4), o papel desempenhado pelo gestor na região. “A inclusão de Andrey Souza na lista de títulos honoríficos da Confederação Brasileira de Voleibol é um fato também muito comemorado por nós! Com base em seu excelente trabalho prestado ao esporte Voleibol em sua vida acadêmica e profissional, Andrey é o gestor do projeto Montes Claros America Vôlei, projeto este que não somente rende frutos no voleibol profissional brasileiro através de participação na Superliga A ao longo de anos”, diz parte da publicação.

Andrey também também é responsável por implantar projetos sociais de voleibol. Nos últimos dias, lançou o início das categorias de base e realizará uma seletiva no próximo dia 14 de maio, às 14h, no ginásio Poliesportivo Tancredo Neves, para meninos nascidos a partir de 2006; os selecionados farão parte do time sub-17. A iniciativa visa identificar novos talentos do município e criar uma equipe masculina de base, além de proporcionar a prática de uma atividade esportiva, contato com os jogadores profissionais do time principal e a integração entre os jovens.

Com apoio da Companhia Energética de Minas Gerais S.A. (Cemig) e via Lei de Incentivo do Governo Federal, deu início também à Escola de Esportes, quando atenderá cerca de 60 crianças e adolescentes, de 10 a 14 anos, em ambos os gêneros. O projeto também oferecerá núcleo de ginástica para atender mais de 140 jovens, adultos e idosos na grande região do Bairro Monte Carmelo.

RECONHECIMENTO INTERNACIONAL

Ainda na gestão de Souza, dois campeonatos Sul-americanos foram realizados em Montes Claros DE forma consecutiva. A Confederação Sul-Americana de Voleibol (CSV) homenageou o Montes Claros América Vôlei pela realização das duas edições e ele esteve presente no evento solene, promovido no dia 12 de março, quando recebeu a honraria.

A competição, realizada nos anos de 2017 e 2018, movimentou a cidade à época e contou com a participação de equipes dos países vizinhos. Na primeira edição, além do anfitrião norte-mineiro, o Sada Cruzeiro foi mais um representante brasileiro, levando o troféu. Estiveram na disputa dois times da Argentina, o UPCN e Bolívar, o Club Bohemios (Uruguai), Unilever (Peru) e o San Martin (Bolívia)

Na segunda, o MOC faturou o terceiro lugar ao vencer de virada o Bolívar, da Argentina, por 3 a 1. O Sul-americano, que aconteceu  entre os dias 27 de fevereiro a 3 de março, reuniu seis equipes de quatro países, com a equipe celeste novamente, Bolívar e Lomas Voley (Argentina), Thomas Morus (Chile) e o Club Peerless (Peru). Na decisão, o Sada Cruzeiro venceu  o Lomas Vóley por 3 a 0 e levou o título para casa.

“A FMV enaltece e agradece ao Sr. Andrey pela dedicação demonstrada. Receba essa homenagem que tanto nos honra”, finalizou a Federação.

“Recebo este reconhecimento da Confederação Brasileira de Voleibol – CBV com muito orgulho e com o sentimento de dever cumprido, pois estamos chegando a 9 anos de gestão de um projeto que muitos não acreditavam na sua continuidade e hoje é o projeto esportivo de alto rendimento com maior longevidade no norte de Minas e uma das maiores na Superliga Nacional. São quase 40 empregos diretos somente com a equipe na cidade, fora toda a cadeia produtiva que gira em torno do mesmo, além da representação de toda uma região no cenário nacional. Agradeço a FMV por validar esta honraria e acreditar no nosso trabalho”, agradeceu.

Gian Marlon
Jornalista de formação pelas Faculdades Integradas do Norte de Minas - Funorte, em 2019. Natural de São Francisco-MG, tem passagens por algumas redações de jornais, sendo TV, impresso e portais. Fã de esportes, animes e música.