Prefeitura de Porteirinha emite Nota de Esclarecimento sobre investigação da PF na “OPERAÇÃO COMPLIANCE”

A Polícia Federal cumpriu, nessa última quinta-feira (31), 17 mandados de busca e apreensão na OPERAÇÃO COMPLIANCE. Segundo a PF, as investigações começaram com base em uma denúncia apresentada pela Caixa Econômica Federal sobre supostas fraudes em 150 contas de prefeituras de todo o país, entre elas no município de Porteirinha, no Norte de Minas Gerais. Os nomes das outras cidades não foram divulgados.

Cartões e documentos apreendidos pela PF. Foto: Polícia Federal/ Divulgação

A PF identificou que, com as fraudes, os criminosos efetuaram diversas transferências bancárias para contas de laranjas, além de realizar pagamentos de boletos com o numerário desviado. Para dissimular a origem ilícita do dinheiro obtido, os investigados abriram várias contas de criptomoedas”, informou o órgão por meio de nota.

A Prefeitura Municipal de Porteirinha emitiu uma nota nessa sexta-feira, 02, para esclarecimentos  à população. Segundo o comunicado o Munícipio foi vítima de furto no ano de 2020  (NA GESTÃO ANTERIOR) tendo recursos desviados de conta bancária na Caixa Econômica Federal e que a Operação Compliance, deflagrada pela Polícia Federal, para combate a crimes de lavagem de dinheiro, associação criminosa e furto qualificado em contas, objetivou combater este crime da qual a Prefeitura de Porteirinha e outras 150 prefeituras do país foram vítimas.
.
Não houve nenhum procedimento de busca e apreensão ou cumprimento de mandado ontem na Prefeitura de Porteirinha, que figura como VÍTIMA neste episódio. Conforme amplamente divulgado pelos órgãos sérios da imprensa sobre a referida Operação, dezenas de mandados, indiciamentos e sequestros de bens foram cumpridos nos Estados do Maranhão, Paraná, Goiás e no Distrito Federal.

ENTENDA O CASO

Em 2020, uma pessoa se dizendo ser da CAIXA ECONÔMICA de Janaúba ligou no telefone fixo da Prefeitura de Porteirinha e pediu que transferisse a ligação para o setor de Tesouraria, quando a servidora atendeu, a pessoa pediu que a mesma acessasse o site da Caixa para que o sistema fosse atualizado, porém em momento algum foi pedido que digitasse senha.

A partir daí eles conseguiram raquear o computador e então fazer transferências bem como pagamentos de uma conta da Prefeitura, totalizando o valor de R$ 399.819,06 (trezentos e noventa e nove mil, oitocentos e dezenove reais e seis centavos). Ao entrar em contato com a CAIXA ECONÔMICA constatou-se que a fraude não tinha sido apenas em Porteirinha, mas em várias outras Prefeituras, e que o problema ocorreu por falha no sistema de segurança do site da Caixa, tanto que acionada pela Procuradoria do Município de Porteirinha, a Caixa devolveu os valores ao município.

Avatar
Jornalista formado pelas Faculdades Integradas do Norte de Minas- FUNORTE em 2021. Natural de Luislândia, Norte de Minas; tem passagens por redações de jornais, e TV.