Covid-19: ministro da saúde pede que população se vacine

O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, durante entrevista coletiva sobre a metodologia de distribuição de doses da vacina Covid-19.

Nesse domingo, 7, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, voltou a pedir que a população cumpra o cronograma de vacinação contra a Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, tomando as duas doses da proteção e buscando a dose de reforço.

 Queiroga esteve em Manaus (AM) e lembrou que a vacina é a esperança para acabar com o caráter pandêmico da Covid-19. Ele ainda pediu a confiança da população.

“Como ministro, peço o apoio para que todos os brasileiros compareçam aos 38 mil pontos de vacinação espalhados por todo o Brasil para serem vacinados, especialmente os profissionais de saúde e idosos que precisam tomar a dose de reforço”, frisou.

O ministro ressaltou ainda o impacto que a imunização tem no serviço de saúde. “À medida em que a vacinação avança, os casos diminuem. Se diminuem os casos, diminuem a pressão sobre o sistema de saúde e, sobretudo, os óbitos. Então, vamos nos unir contra o nosso único inimigo: o vírus”, concluiu.

Uma nova remessa de vacinas Covid-19 chegou ao Brasil neste domingo. Ao todo, 1,1 milhão de doses desembarcaram no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP).

Atraso

Segundo dados da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), mais de 14 milhões de brasileiros estão com a segunda dose da vacina contra Covid-19 em atraso de mais de 15 dias.

Metade já deveria ter tomado a segunda dose há mais de 30 dias e 14% deles perderam o prazo há mais de três meses.

Panorama

Até o momento, o Ministério da Saúde distribuiu mais de 344 milhões de doses de vacina Covid-19, sendo que 281 milhões já foram aplicadas entre primeira, segunda ou dose única.

Desde o início da pandemia o Brasil registrou 21,9 milhões de casos de Covid-19, sendo que 609 mil pessoas morreram por complicações da doença.

[Com informações de Metrópoles]