Montes Claros disponibiliza tratamento precoce: Azitromicina, Ivermectina e hidroxicloroquina estão entre os medicamentos indicados, mesmo sem comprovação científica

Um vídeo do vereador Wilton Dias informando sobre o tratamento precoce que estaria sendo disponibilizado em Montes Claros ganhou as redes sociais na tarde desta quarta-feira (17). Wilton alerta a população para que procure uma Unidade Básica de Saúde, caso tenha os sintomas da Covid-19. Segundo o parlamentar, um decreto divulgado no dia 17 de dezembro determina que a Secretaria Municipal de Saúde que, a critério médico, disponibilize aos usuários do Sistema Único de Saúde, com a concordância do paciente, todos os tipos de tratamento precoces disponíveis, nos termos das notas informativas do Ministério da Saúde.

Eu quero pedir a você, paciente, usuário do SUS, que necessita desse tipo de tratamento, que converse com seu médico. Montes Claros adotou desde o ano passado o tratamento precoce, que inclusive é Lei. Cabe ao profissional, o médico, adotar ou não, mas a informação aos usuários do SUS deve ser obrigatória no seu posto, na estratégia de Saúde da Família do seu bairro. Portanto, se você ir até um desses locais e lá não tiver o aviso do tratamento, você faça contato comigo pelas nossas redes sociais que cobrarei da secretária de saúde”, discursa Wilton.

No parágrafo 1º do Decreto nº 4149, de 17 de dezembro de 2020, ficou determinado que: em caso de divergência entre paciente e médico, sobre o tratamento precoce, deverão ser observadas as orientações éticas do Conselho Federal de Medicina, encaminhando-se o paciente que solicitar a execução do procedimento, para outro profissional de Saúde, que possa dar sequência ao procedimento. No 2º, afirma que deverão ser afixadas nas unidades de saúde do Município informações quando ao direito do paciente, caso queira, de receber o tratamento precoce para o enfrentamento da COVID-19. A Secretaria Municipal de Saúde deverá implementar os meios de acesso a referido tratamento precoce, no prazo de até 15 (quinze) dias.

O Portal Webterra entrou em contato com a Secretária de Saúde, Dulce Pimenta, que informou que o protocolo de tratamento precoce da covid-19 foi disponibilizado em julho de 2020 para os médicos da atenção primária, como uma opção terapêutica para que os médicos definissem, junto com seus pacientes sobre o início precoce ou não de medicamentos que ainda não tem evidências científicas robustas. O protocolo se baseou nas orientações de manejo do ministério da saúde e exige que o médico discuta sobre essa conduta com seu paciente e, caso seja optado por iniciar terapias específicas, o paciente deve assinar um termo de consentimento, anexo ao protocolo. Todos os medicamentos previstos no protocolo estão sendo fornecidos pela SMS. O momento exato de início da terapia precoce é definido pelo médico assistente, conforme julgamento clínico”, afirmou Dulce.

Segundo a Secretária, o referido protocolo não contempla a profilaxia pela falta total de evidência científica do seu uso.

Dentre os medicamentos disponibilizados pela rede estão analgésicos, antialérgicos e corticoides, Azitrimicina, Ivermectina, Dipirona, Dexametasona, Prednisona, Loratadina e Acetilcisteína. A Hidroxicloroquina e a vitamina D também são disponibilizados, mas precisaram ser adquiridos exclusivamente para o tratamento da covid, já que o município não tinha em estoque.

Ainda segundo Dulce, em Montes Claros, muitos profissionais da rede tem prescrito e adotado o tratamento precoce que já está disponível e amplamente divulgado para os profissionais da rede básica (PSF).

No entanto, os medicamentos ainda não têm comprovação científica de eficácia contra a Covid-19.

Confira na íntegra o vídeo do vereador Wilton Dias: