NORTICIANDO: confira a coluna Norticiando, assinada pelo jornalista Artur Júnior, com informações do mundo político do Norte de Minas

 

MOC PÁRA

As medidas adotadas pelo prefeito Humberto souto (Cidadania) em seus recentes decretos não são nada ortodoxos. Entretanto, se fazem necessárias para reduzir o número de pessoas infectadas pelo vírus. Os hospitais locais já não suportam atender a grande demanda de pessoas infectadas. Se não houver este isolamento social os números não vão para de crescer. Pior ainda, é que o letal vírus vem sofrendo mutação e ficando mais perigoso. Nas redes sociais a todo momento alguém lamenta a morte de um amigo, parente ou conhecido. O ato do prefeito Humberto Souto e dos seus colegas dos municípios da região, não é para receber elogio ou crítica, mas para servir de reflexão de que só venceremos o vírus com o isolamento, em nossas residências. Muitos reclamam pelos prejuízos que estão tendo em seus comércios ou trabalho, mas quanto vale a vida de um filho, de um pai, de uma mãe, de um irmão, de um amigo, ou de um colega de trabalho? Isto mesmo, não tem preço. E olha que tantos já partiram sem ao menos nos deixar a oportunidade de nos despedir-nos, nem através de um velório. A consciência tem que ser de todos, de quem cria decretos e de quem os cumprem.

É importante refletir que Deus não criou uma nação de Super Homens e nem de Super Mulheres imunes a este vírus, somos mortais e frágeis, propensos a ser infectados pelos que não respeitam este momento, e que desafiam a sua vida e colocam a do outro em risco. Estamos nivelados igualitariamente no mesmo patamar de sobrevivência e que nem mesmo a riqueza é capaz de nos deixar imunes, se não for pela vacina. Enquanto ela não chega, só nos resta orar muito ao nosso Pai altíssimo, e nos isolarmos em nome da vida.

SEM FUTEBOL

Por falar em paralisação, o tão apreciado esporte bretão deverá ser interrompido nas cercanias mineiras nos próximos dias, por conta do decreto da Onda Roxa, em todo Estado,
Pelo governador Romeu Zema (Novo). A rodada do Campeonato Mineiro marcada para este fim de semana está confirmada, mas as próximas deverão ser canceladas. Uma reunião entre a Federação Mineira de Futebol – FMF e o governo Zema está agendada para a próxima segunda-feira 22/03, para definir se o campeonato será paralisado durante o decreto de Onda Roxa no estado.

INFECTADOS PELO COVID-19

E o implacável Corona Vírus continua infectando as suas vítimas. Recentemente o vice-prefeito de Icaraí de Minas, André Xitão, assim como ex-prefeito de Fruta de Leite, Alceu Gonçalves, pai do atual prefeito Nixon Marlon. Na lista dos curados recentemente, aparecem o jornalista e escritor Itamaury Teles e o secretário de Defesa Social Anderson Chaves.

HOSPITAL DA MULHER

Neste mês que é dedicado as mulheres, o deputado federal Macelo Freitas (PSL) saiu em defesa delas e afirmou que uma das suas bandeiras ainda neste mandato, será de buscar recursos junto ao governo federal para construção do Hospital Especializado da Mulher. Tomara que os outros colegas de parlamento acompanhe o projeto de Freitas e o ajude a viabilizar os recursos para construção deste hospital.

FRENTE DAS MULHERES

Por falar em mulher, a recém criada Frente Parlamentar das Mulheres formada pelas vereadoras Maria Helena Lopes (MDB), Iara Pimentel (PT), Graça da Casa do Motor (PSL) e Ceci Protetora (PP) só está aguardando o fim do lockdown para ser lançada oficialmente.

(*) Jornalista, articulista, assessor de comunicação, colunista político e social