Prefeitura de São João da Ponte fecha acordo com Butantan para garantir vacina contra Covid-19

Foto: Dione Afonso

São João da Ponte fecha acordo através de memorando de entendimento com o Instituto Butantan. Reeleito com 60,38% dos votos válidos, o prefeito de São João da Ponte, Danilo Veloso, do PT, não abre mão de priorizar a saúde, com este objetivo, firmou acordo com o Instituto Butantan para aquisição de 60 mil doses da Coronavac, vacina contra o novo coronavírus, fabricada pela instituição em São Paulo. O município é um dos primeiros do Norte de Minas a tomar esta iniciativa, visando imunizar a população, com a previsão de que isso ocorra logo assim que a vacina for disponibilizada pelo Butantan. A expectativa é de que seja o mais breve.

Embora o acordo com o Butantan tenha sido firmado dia 11 de dezembro, o prefeito fez o anúncio oficial nessa quinta-feira, ao frisar que a saúde continua sendo sua prioridade no segundo mandato consecutivo. Danilo Veloso destaca a importância do setor para o município buscar a consolidação do desenvolvimento socioeconômico. Por conta disso, tem investido nele, oferecendo serviço cada vez mais de qualidade à população da zona urbana e rural.
Como São João da Ponte tem 25 mil habitantes, as 60 mil doses de Coronavac compreendem duas doses para cada habitante, sobrando 10 mil doses de reserva. O prefeito destacou, ainda, que se trata de um plano B, caso o Sistema Único de Saúde (SUS) não ofereça o imunizante.

“ É lógico que queremos contar com o sistema SUS de Imunização. Já fui presidente do Hospital São Geraldo em São João da Ponte e secretário de Saúde. Portanto, sou um grande admirador e defensor do SUS, mas, se acontecer qualquer tipo de demora que prejudique a população, nós já temos uma alternativa garantida, pois a nossa prioridade é a saúde de todos os pontenses”, garante o prefeito.

Situação

A situação em São João da Ponte em relação ao novo coronavírus está estabilizada com o registro até o momento de 14 óbitos. Para evitar que ela se agrave, a administração municipal tem trabalhado e espera ainda contar sempre com o apoio da população através da adoção das medidas sanitárias recomendadas em todo o País, como o uso de máscaras, do álcool em gel, além de evitar as aglomerações.