Começou nesta terça-feira (10), a 30ª Feira Internacional de Pedras Preciosas (FIPP), em Teófilo Otoni. A cidade, no Vale do Mucuri, é conhecida como capital mundial das pedras preciosas. Em 2019, as pedras representaram 99,4% da pauta geral de exportações de Teófilo Otoni.
A feira é organizada pela Associação dos Comerciantes e Exportadores de Gemas e Joias do Brasil (GEA) e tem como objetivo promover o comércio de pedras preciosas no seu principal centro brasileiro de beneficiamento e comercialização, promovendo também o turismo regional.
O evento reúne expositores de todas qualidades de gemas produzidas no país – tanto brutas como lapidadas – e também espécimes de coleção, além de artesanato e bijuterias em pedras.
No período de realização, a FIPP atrai normalmente em torno de 20 mil visitantes. Neste ano, devido à pandemia da Covid-19, estima-se até 500 pessoas em cada um dos cinco dias de evento, incluindo expositores e visitantes de dez estados brasileiros e de países como Argentina, EUA, Austrália, Japão, Tailândia e Ilhas Virgens.
**Com informações da Agência Minas