Pesquisa do IFNMG vai analisar a presença de coronavírus em águas e peixes no Jequitinhonha

Pesquisadores do IFNMG conseguiram aprovação de um projeto cuja a proposta aprovada tem como objetivo avaliar a presença e a persistência de partículas virais do coronavírus em águas de superfície e na ictiofauna da Bacia Hidrográfica do Baixo e Médio Jequitinhonha, em Minas Gerais. O montante previsto, de R$ 749 mil, será destinado para equipar o laboratório de Biologia Molecular e financiar as coletas e análises das amostras.

A equipe do projeto é composta por integrantes do IFNMG-Campi Salinas e Januária e sua fundação de apoio, a Fadetec, em parceria com pesquisadores do Laboratório de Vírus/ICB da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG); do Laboratório de Doenças Infecciosas e Parasitárias da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); e do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM).

A ideia do trabalho surgiu quando os pesquisadores perceberam que havia evidências de que o vírus se encontra no esgoto urbano que, por vezes, é despejado nos leitos de rios. De acordo com Sileimar Maris Lelis, bióloga e docente do IFNMG-Campus Salinas, uma das líderes do projeto, a pesquisa”será mais um grande passo no entendimento de propagação do novo vírus”.