Pirapora firma acordo para reativar transporte ferroviário de passageiros

Foto: Divulgação/Ascom

A prefeitura de Pirapora, no Norte de Minas, firmou um acordo de Cooperação Técnica, com Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), para reativar a linha férrea de passageiros na cidade. O Objetivo é ampliar a capacidade da mobilidade urbana e intermunicipal, além de oferecer mais uma opção para o turismo para o município.

A decisão vai ao encontro a uma reunião realizada nesta quarta-feira (12 de agosto), em Brasília – DF, chefiada pelo Ministro de Estado de Infraestrutura, Tarcísio Freitas. No encontro, foi debatida a restauração da ponte Marechal Hermes, por parte do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT) juntamente com a Ferrovia Centro Atlântica (FCA), conforme uma determinação judicial.

O acordo entre o município e a CBTU, prevê que a companhia deverá elaborar estudos, pesquisas e levantamentos de informações técnicas e operacionais para que o município volte a ter o transporte ferroviário de pessoas. Após a entrega do diagnóstico técnico preliminar, a Prefeitura de Pirapora terá todas as informações sobre o investimento a ser feito e o tempo necessário para a execução do projeto.

De acordo com a prefeita Marcella Fonseca, dentro do cronograma proposto, o relatório final deverá ficar pronto em até 180 dias. “Além de ser mais uma opção para os piraporenses, para se locomoverem, será também um grande atrativo para o nosso turismo, ao reativarmos o transporte ferroviário de passageiros, tão histórico e que deixou muito saudosismo em todo o nosso estado. Temos buscado fortalecer ainda mais as nossas características turísticas, com a restauração do Vapor e da ponte Marechal Hermes, associado com toda a ampliação e os cuidados que temos com a infraestrutura da cidade”, disse.