IFNMG abre inscrições para cursos de Capacitação e Formação Continuada sem processo seletivo

Estão abertas as inscrições para dois cursos gratuitos e a distância de Capacitação e Formação Continuada da Universidade Aberta do Brasil (UAB/ IFNMG). Os cursos são “Educação a Distância (EAD) e Letramento Digital” e “Tutoria no Contexto da EAD”. Ambos possuem carga horária de 40 horas.

Os cursos serão ofertados por meio do formato MOOC (Curso Online Aberto e Massivo). Por isso, não há publicação de edital nem processo seletivo. Todos os interessados podem preencher o formulário eletrônico e já estarão com as inscrições aprovadas. O prazo de inscrição é até 1º de novembro.

Além dos cursos de Educação a Distância (EAD) e Letramento Digital e Tutoria no contexto da EAD, ainda serão ofertados os seguintes cursos: Docência Virtual; Educação híbrida como estratégia educacional; Construção de salas virtuais e produção de videoaulas e webinários; Aplicações pedagógicas em tecnologias assistivas na educação; Aprendizagem colaborativa nas comunidades em rede; Avaliação em processos de aprendizagem na EAD; Libras Básico; e Formação de professores para o ensino de Português para surdos (nesse caso, há o pré-requisito de ter feito o curso de Libras Básico).

Os cursos buscam promover aperfeiçoamento e atualização constantes dos colaboradores que exercem funções de coordenação, docência, tutoria, apoio pedagógico, apoio administrativo, suporte na área de tecnologia e comunicação, em cursos a distância.

A divulgação de abertura das inscrições dos demais cursos será feita no Portal IFNMG e na página no CEAD/IFNMG.

O que é um curso MOOC?

Do inglês, Massive Open Online Course, os Cursos Online Abertos e Massivos são ofertados por meio de um Ambiente Virtual de Aprendizagem a um grande número de alunos. Não há a figura do tutor para mediar as atividades, o aluno é o principal responsável pelo desenvolvimento e conclusão do seu curso.

Na própria plataforma, o estudante, após concluir o curso, poderá fazer a emissão do seu certificado.