Idoso com Covid-19 descumpre medidas de prevenção, desacata e ameaça cuspir em policiais e médicos, em São Francisco

A Polícia Militar de São Francisco, no Norte de Minas, foi acionada ao Hospital e Pronto Socorro da cidade após um idoso, de 74 anos, testado positivo para o Covid-19, desrespeitar as orientações da equipe médica e sair do setor de isolamento causando riscos a pessoas que não estavam infectadas. O fato ocorreu nesta segunda-feira (3 de agosto), por volta das 20h.

De acordo com a PM, a equipe médica mantinha o paciente, testado positivo, sob os procedimentos médicos indicados para o quadro clínico dele, contudo, o paciente não estava respeitando. A Polícia Militar foi acionada e ao chegar no local o idoso, teria desacatado e, ainda, ameaçado cuspir na equipe médica e de militares, colocando em risco de contaminação direta, mais de uma dezena de pessoas.

Compareceu ao local o Oficial Coordenador do Policiamento da Unidade (CPU) junto a equipe Tático Móvel da Unidade e após serem equipados com kits de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) realizaram uma intensa negociação que envolveu a equipe médica, Diretor Clínico do Hospital e Polícia Militar. A situação foi contornada para que o idoso pudesse buscar um tratamento na rede particular de saúde, após se responsabilizar pela saída dele do Hospital de São Francisco.

Segundo os militares, o idoso não pôde ser detido, devido o seu quadro de saúde e o risco de contaminação de outras pessoas, mas informou que  todas as ações realizadas por ele foram relatadas em Boletim de Ocorrência que será encaminhada para a Delegacia de Polícia, além de órgãos sanitários do município de São Francisco e Ministério Público.